Educa Mais Brasil

Inep disponibiliza material gratuito de redação para participantes do Enem 2020

Cartilha reúne dicas e informações sobre como o estudante deve estruturar a sua redação

Agência Educa Mais Brasil*
06/01/21 às 09h52

Elaborada pela Coordenação Geral de Exames para Certificação, da Daeb (Diretoria de Avaliação da Educação Básica), a cartilha de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 foi liberada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) Anísio Teixeira e serve como material de apoio para os estudantes que vão realizar a prova.

O material reúne informações e dicas sobre como o estudante deve estruturar a sua redação, além de explicar os critérios de correção do texto.

A redação do Enem 2020 será avaliada por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Os profissionais avaliarão o desempenho do estudante de acordo com cinco competências.

Notas

Assim, cada avaliador irá atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos (nota máxima que pode ser atribuída ao texto). A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Novidades dessa edição são as cartilhas específicas para a avaliação das redações dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, e dos participantes com dislexia. Na cartilha, o participante encontra, também, exemplos de redações que receberam nota máxima no Enem 2019 e as competências avaliativas cobradas no texto.

Cronograma Enem 2020

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
Resultados: a partir de 29 de março

E-book gratuito para redação do Enem

O Educa Mais Brasil lançou um e-book gratuito para auxiliar na revisão das competências da redação do Enem. O material foi elaborado por professores especialistas na área e traz dicas para elaborar uma boa introdução, entender como fazer a apresentação do tema, o desenvolvimento da tese, conclusão do parágrafo, estratégias e conclusão.

Além disso, o e-book tem dicas de filmes e séries separados pelas principais temáticas que costumam aparecer no Enem como educação, saúde, meio ambiente, segurança e cultura.

Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional brasileiro, pioneiro no oferecimento de bolsas de estudo para diversas modalidades de ensino.Trata-se de uma iniciativa privada, que atua há mais de 15 anos em parceria com as melhores instituições de ensino particulares de todo o Brasil,para promover o acesso de estudantes à educação de qualidade.

Inscreva-se

 MAIS DE EDUCA MAIS BRASIL
VEJA TODAS DE EDUCA MAIS BRASIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.