Participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 já podem conferir os gabaritos oficiais da versão impressa do exame.
As respostas estarão disponíveis no site do Inep e no aplicativo do Enem. Porém, mesmo com a divulgação do gabarito oficial, ainda não será possível saber a nota final que o candidato tirou no exame, pois o Enem é corrigido com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item).
A previsão para a divulgação dos resultados finais do Enem 2020 é dia 29 de março de 2021. Nessa data, os participantes saberão também a nota da redação.
As notas do Enem poderão ser usadas para ingresso no ensino superior e participação em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, além da prova de redação.
Ao todo, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas neste ano, segundo o Inep, número que representa menos da metade dos participantes inscritos. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Correção com o método TRI
Esse método de correção considera, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na prova. Com isso, se houver acerto de questões difíceis, é esperado que o candidato acerte também as fáceis.
Se isso não acontecer, o sistema entende que o acerto pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.
