Turismo

Sede da associação do bairro rural Água Limpa pode virar museu

Assunto foi discutido em visita do secretário municipal de turismo, que conheceu uma antiga beneficiadora de café

Da Redação - Hojemais Araçatuba
27/09/26 às 14h09
Visita aconteceu na semana que passou (Foto: Divulgação)

Transformar a sede da associação do bairro rural Água Limpa, em Araçatuba (SP), em um museu para homenagear os imigrantes que fundaram a localidade, principalmente japoneses e italianos.

Esses foi um dos assuntos discutidos em uma reunião realizada na última terça-feira (22) entre o secretário municipal de Turismo, Guilherme Laluce, e o vereador Hideto Honda (PSD), com o empresário Rodrigo Tashiro, e os tios dele, Eiti e Massako, no Sítio Yamada.

Segundo o que foi divulgado pela Prefeitura, o bairro reúne diversos produtores que devem fazer parte da Rota Rural. O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo prevê a seleção de empresas e fábricas rurais que oferecem produtos diversificados, como queijaria, cachaçaria, pesque-pague, fábrica de relógios-cuco e restaurante, entre outros. 

A seleção será encaminhada às agências de turismo, que comercializarão pacotes para visitas agendadas. Todos os locais devem ter estrutura para receber visitantes.

Antiga beneficiadora de café sofre com a ação do tempo (Foto: Divulgação)

Beneficiadora

Ainda segundo o que foi divulgado, durante a visita o secretário e o vereador ouviram as sugestões dos responsáveis pela propriedade e tiveram a oportunidade de conhecer uma antiga beneficiadora de café. Localizada na Fazenda Água Limpa, ela teria funcionado entre as décadas de 1920 e 1930, mas atualmente está em ruínas.

A sede da fazenda, com arquitetura típica da época, ainda existe em meio à vegetação, que toma conta do espaço onde o café era espalhado para secar. Após a secagem, o produto era levado à beneficiadora por uma ponte sobre a estrada de terra. Porém, apenas parte da ponte sobreviveu à ação do tempo.

Ponto turístico

Em nota divulgada à imprensa, Laluce informa que ele e Hideto Honda ficaram impressionados com a arquitetura antiga da propriedade, que de acordo com, infelizmente está sendo consumida pelo tempo. “Parte do telhado já caiu. Esta fazenda e a beneficiadora poderiam formar um excelente ponto turístico se fossem restauradas" , informa.

Para ele, recebendo investimentos, o local poderia sediar um hotel ou uma pousada, por exemplo, tornando-se mais uma atrativo turístico para essa região da cidade.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM TURISMO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.