AO VIVO
Cotidiano

Anvisa proíbe medicamentos com canabidiol vendidos online

Segundo a agência, os produtos derivados de cannabis não possuem registro ou autorização sanitária.

Da Redação
14/04/26 às 08h36
(Foto: Reprodução/Pexels)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização e da propaganda de medicamentos à base de canabidiol vendidos pela plataforma Enjoei.

Segundo a agência, os produtos derivados de cannabis não possuem registro ou autorização sanitária e são fabricados por empresas desconhecidas, o que representa irregularidade grave.

Lote de medicamento também é recolhido

Além da proibição, a Anvisa determinou o recolhimento do lote 2515799 do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, da empresa 1Farma Indústria Farmacêutica Ltda.

Foram identificadas manchas escuras nos comprimidos, causadas por falha na dispersão de componentes durante a fabricação. Apesar disso, análises apontaram que não há risco à saúde dos pacientes, mas o recolhimento foi feito por precaução.

Produto estético também é proibido

Outro alvo da fiscalização foi o regenerador tecidual Rejuviskin Plus, da empresa Ensofill Produtos Estéticos Ltda.

O produto teve uso, fabricação, comercialização, importação e divulgação proibidos, além de apreensão determinada, por não possuir registro sanitário e ser produzido por empresa sem autorização de funcionamento.

A medida foi oficializada por meio da Resolução (RE) nº 1.494/2026, publicada no Diário Oficial da União.

NOTA ENJOEI

Após veiculação da matéria, a equipe do site Enjoei encaminhou uma nota sobre o caso: 

"O Enjoei esclarece que suas diretrizes proíbem expressamente a venda de medicamentos, quaisquer tipos de drogas, produtos ou cosméticos aos quais se atribua efeitos terapêuticos de qualquer natureza e informa que o anúncio em questão já foi identificado e prontamente removido.

A plataforma reforça sua atuação proativa no combate à comercialização de produtos irregulares ou ilícitos em seu site e aplicativo, monitorando e excluindo publicações indevidas. Para isso, conta com um time dedicado no desenvolvimento de medidas e soluções tecnológicas para a exclusão de anúncios e o bloqueio de vendedores que não estejam em conformidade com a legislação e com as regras adotadas em seus termos de uso.

Entre as ferramentas adotadas pelo Enjoei estão o bloqueio automático à publicação de anúncios com características de ilicitude, além de opções de denúncia acessíveis diretamente no site e no aplicativo, permitindo que a comunidade contribua na identificação de conteúdos inadequados."

 

Matéria editada dia 15/04 às 16h28 para acréscimo de informações*

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.