AO VIVO
Cotidiano

Lula oficializa retomada da UFN-3 em Três Lagoas

Obra da fábrica de fertilizantes deve movimentar bilhões em investimentos e ampliar a geração de empregos na região

Thais Constantino  - Hojemais Três Lagoas
25/06/26 às 16h15
Foto: Hojemais Três Lagoas

Em um momento considerado histórico para Três Lagoas , a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3) teve oficialmente retomadas as suas obras nesta quinta-feira (25). A cerimônia, realizada no canteiro da fábrica, simbolizou o fim de mais de uma década de paralisação de um dos maiores empreendimentos industriais do Brasil.

O evento reuniu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva , o prefeito de Três Lagoas , Dr. Cassiano Maia , além do vice-governador de Mato Grosso do Sul , José Carlos Barbosa (Barbosinha) , que representou o governador Eduardo Riedel . A solenidade marcou o início de uma nova etapa para a indústria nacional de fertilizantes e para o desenvolvimento econômico da região.

Também participaram da cerimônia a presidente da Petrobras, Magda Chambriard , integrantes da direção da estatal e diversas lideranças políticas, entre elas a ex-ministra Simone Tebet . Durante seu pronunciamento, o prefeito Dr. Cassiano Maia ressaltou que a retomada da obra é resultado do esforço conjunto de diferentes setores e administrações.

"Esta conquista é fruto de muitas mãos, de governos e de partidos diferentes. A obra que parou, finalmente voltou a andar e isso representa crescimento econômico para a nossa cidade e, principalmente, geração de empregos", destacou o prefeito.

 

Os reflexos econômicos começam ainda durante a fase final das obras.

Entre os principais impactos previstos estão:

  • geração de aproximadamente 1 mil empregos , entre vagas diretas e indiretas;
  • oferta de quase 4 mil oportunidades de capacitação profissional para trabalhadores da região;
  • produção diária estimada em 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia quando a fábrica entrar em operação, prevista para 2029 .

Com essa capacidade, a unidade deverá atender cerca de 15% da demanda nacional por fertilizantes nitrogenados , reduzindo a dependência brasileira de produtos importados.

Investimento fortalece desenvolvimento regional

A retomada da UFN-3 acontece justamente no período em que Três Lagoas celebra seus 111 anos de emancipação político-administrativa , reforçando a consolidação do município como um dos principais polos industriais do país e ampliando sua estratégia de diversificação econômica e melhoria da qualidade de vida.

Ao encerrar sua participação na cerimônia, o prefeito Dr. Cassiano Maia destacou o significado da retomada para a população.

"O emprego aqui tem rosto, nome e endereço. Três Lagoas esperou, resistiu e hoje recomeça", afirmou.

A solenidade foi concluída com a assinatura de 11 contratos estratégicos destinados à continuidade da construção da unidade, reafirmando o compromisso do Governo Federal e da Petrobras em concluir definitivamente a UFN-3 , empreendimento considerado essencial para a segurança alimentar, a produção nacional de fertilizantes e o fortalecimento da economia brasileira.

Foto: Reprodução (Prefeitura de Três Lagoas)

A retomada da UFN-3 representa uma das maiores expectativas de crescimento para Três Lagoas nos próximos anos. Atualmente, aproximadamente 81% da obra já está concluída , resultado de investimentos superiores a R$ 3 bilhões realizados anteriormente. Para finalizar o empreendimento, a Petrobras prevê um novo aporte de cerca de US$ 1 bilhão , equivalente a aproximadamente R$ 5 bilhões .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.