Morreu nesta terça-feira (23), aos 87 anos, o ex-governador de Mato Grosso do Sul , Marcelo Miranda , uma das figuras políticas que participaram dos primeiros anos de consolidação administrativa do Estado. A informação foi confirmada pela família. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.
Segundo governador da história sul-mato-grossense, Marcelo Miranda também exerceu funções importantes na política estadual e nacional, incluindo os cargos de prefeito de Campo Grande e senador da República.
Natural de Uberaba (MG) , Marcelo Miranda Soares nasceu em 1º de dezembro de 1938. Formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Uberaba e posteriormente realizou especialização em Administração Municipal .
Antes de ingressar na vida pública, atuou como engenheiro em importantes obras de infraestrutura. Entre elas está a construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá , empreendimento localizado entre os municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP) , considerado um dos marcos do desenvolvimento energético da região.
Na trajetória política, assumiu a Prefeitura de Campo Grande entre 1977 e 1978. Com a criação de Mato Grosso do Sul , tornou-se governador do Estado no período de 1979 a 1980, participando diretamente da organização administrativa da nova unidade da federação.
Durante sua gestão, liderou iniciativas voltadas à expansão da infraestrutura estadual, incluindo a implantação da linha de transmissão de energia entre Campo Grande e Corumbá , além de incentivar a criação de 15 municípios e promover investimentos em rodovias consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional.
Após o período no Executivo estadual, representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal entre 1983 e 1987. Também ocupou a função de superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , mantendo atuação ligada ao setor de obras e transportes.
A trajetória de Marcelo Miranda ficou marcada pela participação na estruturação de Mato Grosso do Sul nos primeiros anos após a divisão do antigo Estado de Mato Grosso, período considerado decisivo para a organização política e administrativa da nova unidade federativa.
