O manifesto “Turismo de Natureza no Brasil: Conservação, Desenvolvimento e Orgulho Nacional” será apresentado no próximo dia 21 de maio, durante a programação do Inspira Ecoturismo, evento realizado em Bonito (MS) entre os dias 20 e 23 de maio, considerado um dos principais encontros do setor no país.
A apresentação acontecerá às 16h40, dentro da programação conduzida pela Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), uma das entidades signatárias do documento ao lado de organizações da sociedade civil, coletivos e associações ligadas ao turismo e à conservação ambiental.
Promovido pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, o Inspira Ecoturismo reúne gestores públicos, empreendedores, lideranças do setor e especialistas para discutir inovação, empreendedorismo e oportunidades de negócios ligados ao turismo de natureza em destinos com vocação ecoturística.
Já o manifesto, liderado pelo Instituto Semeia, busca sensibilizar candidatas e candidatos dos poderes Executivo e Legislativo a respeito da importância de incorporar esse tema em seus planos de governo e a assumirem publicamente o compromisso de posicioná-lo como estratégico. O documento reforça que o turismo é um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira. Segundo as organizações envolvidas, o Brasil reúne condições únicas para se consolidar como referência mundial em turismo de natureza. Os parques nacionais brasileiros, por exemplo, têm potencial para alcançar cerca de 19,7 milhões de visitas anuais até 2030, movimentando aproximadamente R$20 bilhões por ano em impacto econômico associado ao setor.
“Países que já compreenderam o valor estratégico dos seus parques e de suas Áreas Protegidas transformaram esses espaços em âncoras para o fortalecimento econômico e para a projeção internacional. Falamos da África do Sul, Chile, Costa Rica e Estados Unidos, por exemplo. Com vontade política é possível transformar nosso patrimônio em vetor de desenvolvimento socioeconômico e de fortalecimento do orgulho nacional”, afirma Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia — organização que atua para incentivar a visitação nos Parques do Brasil, fortalecer a gestão dessas unidades e apoiar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão inseridas.
“O turismo de natureza, por exemplo, não é mais uma agenda periférica ou exclusivamente ambiental, já é uma ferramenta de desenvolvimento econômico, geração de oportunidades, projeção internacional e fortalecimento da imagem do país no cenário global. Esse manifesto é um chamado para que lideranças públicas e privadas entendam que preservar, estruturar e conectar nossos territórios naturais às políticas de desenvolvimento é uma decisão estratégica para o futuro do Brasil”, ressalta o diretor executivo da Abeta, Luiz Del Vigna.
O manifesto foi lançado originalmente durante o Avistar Brasil, em São Paulo, e segue aberto para adesão de organizações interessadas até o fim de maio. As entidades que desejarem integrar a iniciativa, podem preencher este formulário. As lideranças envolvidas nesta ação seguirão provocando agendas com os candidatos(as) e apresentando o documento em eventos do setor ao longo do ano.
Atualmente, o documento reúne entidades como WWF Brasil, SOS Mata Atlântica, Onçafari, Rede Brasileira de Trilhas, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre outras organizações ligadas ao turismo sustentável e à conservação da biodiversidade.
Clique aqui para acessar a Carta Manifesto - Turismo de Natureza no Brasil: Conservação, Desenvolvimento e Orgulho Nacional
Confira a lista das organizações que já assinaram o Manifesto com o Instituto Semeia:
Abeta - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Abrasparques - Associação Brasileira de Operadores de Parques Naturais e Urbanos
Aliança Bike - Associação Brasileira do Setor de Bicicletas
Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo / Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)
Coletivo Muda
Entre Parques
Gear Tips Outdoor
Grande Reserva da Mata Atlântica
Instituto Aupaba
Instituto Serra do Curral
Onçafari
Outward Bound Brasil (OBB)
Projeto Parques Nacionais
Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso
SAVE Brasil
Sindepat - Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas / Comitê de Parques Naturais
SOS Mata Atlântica
TOVS - Associação Nacional de Turismo de Observação
