AO VIVO
Cotidiano

Ministério alerta para azeite extravirgem impróprio para consumo

A Secretaria de Defesa Agropecuária emitiu um alerta de risco ao consumidor sobre a comercialização do azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo, lote 260289.

Da Redação
27/05/26 às 08h22
(Foto: Divulgação/MAPA)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), emitiu um alerta de risco ao consumidor sobre a comercialização do azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo, lote 260289, considerado impróprio para consumo humano.

Segundo o órgão, análises laboratoriais confirmaram a presença de mistura de outros óleos vegetais na composição do produto, caracterizando fraude. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Goiás, após fiscalização realizada pela Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo.

Diante do resultado, o Mapa determinou o recolhimento imediato do lote irregular.

Durante a investigação, também foram identificadas irregularidades relacionadas à empresa responsável pela importação e comercialização do produto. De acordo com o ministério, o endereço e o CNPJ informados nos rótulos e documentos fiscais não foram localizados ou confirmados.

A empresa chegou a ser notificada pela fiscalização, mas não apresentou manifestação dentro do prazo estabelecido e deverá responder administrativamente.

O Ministério reforçou que a comercialização do produto é considerada infração grave e os estabelecimentos que mantiverem o azeite à venda poderão ser responsabilizados.

A orientação aos consumidores é para que interrompam imediatamente o uso do produto e solicitem a substituição, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Denúncias sobre a venda do lote podem ser feitas pela plataforma oficial Fala.BR. O Mapa também recomenda que os consumidores verifiquem atentamente as informações dos rótulos antes da compra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.