AO VIVO
Cotidiano

Petrobras aprova retomada da UFN3 e prevê 8 mil empregos em Três Lagoas

A unidade estava paralisada desde 2015 e voltou a ser analisada em 2023, quando a companhia decidiu retomar investimentos no setor de fertilizantes, considerado estratégico para o Brasil.

Da Redação
14/04/26 às 06h50
(Foto: Mauricio Hallberg Teixeira)

A Petrobras aprovou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, após decisão do Conselho de Administração nesta segunda-feira (13).

O projeto prevê investimento de cerca de US$ 1 bilhão e tem expectativa de iniciar as operações comerciais em 2029. A retomada das obras deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, com a assinatura dos contratos necessários.

A unidade estava paralisada desde 2015 e voltou a ser analisada em 2023, quando a companhia decidiu retomar investimentos no setor de fertilizantes, considerado estratégico para o Brasil.

Impacto econômico e geração de empregos

Durante a fase de construção, a expectativa é de geração de aproximadamente 8 mil empregos, além de impacto direto no desenvolvimento econômico da região.

Segundo a empresa, a retomada fortalece a integração com o agronegócio e contribui para reduzir a dependência brasileira da importação de fertilizantes.

Produção e capacidade

A UFN-III terá capacidade de produção de:

  • 3.600 toneladas por dia de ureia
  • 2.200 toneladas por dia de amônia, sendo parte destinada à comercialização

A produção será direcionada principalmente para estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.

Importância estratégica

A localização da fábrica é considerada um diferencial, por estar próxima aos principais polos agrícolas do país. A ureia, principal produto da unidade, é amplamente utilizada em culturas como milho, cana-de-açúcar, café, trigo e algodão.

Com tecnologia moderna e alta eficiência industrial, o projeto é visto pela Petrobras como essencial para ampliar a oferta nacional de fertilizantes e fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.