AO VIVO
Cotidiano

PROCON-TL faz alerta sobre golpes financeiros

Criminosos usam sites falsos para aplicar golpes com promessas de limpar o nome rapidamente.

Thais Constantino  - Hojemais Três Lagoas 
19/05/26 às 14h01
Foto: Reprodução (Prefeitura de Três Lagoas)

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (PROCON-TL) emitiu um alerta à população sobre golpes aplicados por criminosos que utilizam sites falsos para simular renegociações de dívidas e falsas promessas de “limpar o nome” de consumidores de forma rápida.

Segundo o órgão, os golpistas criam páginas semelhantes às de instituições oficiais e bancos, induzindo as vítimas a realizarem pagamentos via PIX e fornecerem informações pessoais, como CPF, senhas e dados bancários.

O PROCON-TL reforça que o programa Novo Desenrola Brasil não realiza cobrança de taxas para renegociação de dívidas. Por isso, qualquer pedido de pagamento antecipado para adesão ao programa ou regularização financeira deve ser considerado suspeito.

Orientações para evitar golpes financeiros

O órgão orienta os consumidores a adotarem alguns cuidados para evitar prejuízos financeiros:

  • desconfie de promessas para limpar o nome rapidamente;
  • nunca faça pagamentos antecipados;
  • não informe senhas, códigos ou dados bancários;
  • evite clicar em links desconhecidos enviados por mensagens ou redes sociais;
  • confirme se o site acessado é realmente oficial;
  • realize negociações apenas com bancos e instituições financeiras autorizadas.

O que fazer em caso de golpe

Caso o consumidor seja vítima de fraude, o PROCON-TL orienta que algumas medidas sejam tomadas imediatamente:

  • entrar em contato com o banco;
  • registrar boletim de ocorrência;
  • guardar comprovantes, prints e conversas relacionadas à negociação.

O órgão reforça que a prevenção e a busca por informações em canais oficiais são fundamentais para evitar golpes virtuais e prejuízos financeiros.

Em caso de dúvidas, a população pode procurar atendimento do PROCON-TL pelo telefone (67) 9234-3811 ou presencialmente na Rua Orestes Prata Tibery, nº 1762, no bairro Jardim Primaveril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.