AO VIVO
Cotidiano

Zucão: o vereador que deu origem a bairros e ajudou mais de 1.200 famílias em Três Lagoas

A sua trajetória nessa missão começou em 1957, quando, com o apoio do então prefeito Ranulpho Marques Leal.

Da Redação
23/04/25 às 08h36
Imagem: Arquivo

Figura emblemática na história de Três Lagoas, o ex-vereador Carlos Nunes Zuque, carinhosamente conhecido como Zucão, deixou um legado marcante de luta por moradia digna. Falecido em fevereiro de 2014, ele é lembrado até hoje como o “rei” das ocupações, responsável por levar dignidade e teto a mais de 1.200 famílias, conforme estimativas do próprio vereador.

A sua trajetória nessa missão começou em 1957, quando, com o apoio do então prefeito Ranulpho Marques Leal, o Tati, conseguiu uma área que viria a se tornar o bairro Vila Nova – a primeira de muitas ações com esse propósito.

Já em 1984, diante de uma série de ocupações incentivadas pela Pastoral da Terra, Zucão organizou o assentamento de cerca de 25 famílias em um terreno pertencente à Igreja Católica, fundando o bairro Vila Evaldo, uma homenagem ao jornalista Evaldo de Oliveira, que contribuiu com o projeto.

Em 1990, com o aval do então prefeito Miguel Tabox, liderou a ocupação de uma grande área localizada nos fundos do bairro Santa Rita, que posteriormente recebeu o nome de Vila Zucão, em sua homenagem. A atuação do vereador também esteve presente na ocupação de uma área da União, que viria a abrigar instituições como a Câmara Municipal (cujo prédio hoje leva o seu nome), a Polícia Militar, o CEM e a escola Funlec.

Zucão também teve participação importante em ocupações realizadas nos bairros Jupiá, Jardim Maristela e Vila Piloto. Além disso, ele comercializou terrenos no Parque São Carlos, bairro que carrega o nome de seu primeiro nome e funciona como uma espécie de autohomenagem.

 

Mais do que um político, Zucão é lembrado como um líder popular que usou sua influência para transformar áreas vazias em comunidades consolidadas, sendo referência quando o assunto é o direito à moradia em Três Lagoas.

*Com informações do Fatos Regionais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.