Na última segunda-feira, 21, o Cinépolis – cinema do Shopping Três Lagoas – ofereceu sessão gratuita as pessoas com Síndrome de Down e seus acompanhantes. A ação, realizada em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, é uma parceria entre o Instituto Olga Kos, Associação Brasileira de Exibidores de Cinema Operadores de Multiplex e o Ministério da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos.
Os cinéfilos puderam escolher entre quatro filmes, “Os Caras Malvados – Ser legal não está com nada”, “Uncharted – Fora do Mapa”, “Agente das Sombras” e “Batman”. "A participação de pessoas com deficiência em atividades culturais e artísticas é fundamental no processo de desenvolvimento da autonomia, bem como na ampliação da diversidade, e na construção de uma sociedade mais inclusiva”, disse Vinícius Motta, Gerente da Cinépolis.
A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas – aderiu ao projeto e levou seus alunos com Down até o cinema. “É um momento único, de diversão lazer e, acima de tudo, aprendizado para os nossos estudantes. Ficamos felizes ao ver empresas como a Cinépolis com cultura inclusiva. Estão todos de parabéns”, finalizou o presidente da instituição, Eduardo de Paula Queiroz.
O gerente do cinema, Vinícius Motta, confirmou uma nova sessão inclusiva para o final de março. “Realizamos em fevereiro uma sessão destinada aos autistas e essa, agora, para as pessoas com Síndrome de Down. Tivemos uma boa aceitação e a ideia é ter essas ações, pelo menos, uma vez por mês”.