NOVAS OPORTUNIDADES
Jeff revela que sua mudança para o Japão não foi inicialmente movida pela música. Ele, sua esposa e filho, junto com outros amigos, decidiram buscar melhores condições de vida e oportunidades financeiras em terras nipônicas. "Nós fomos os últimos a ir, pois demoramos 10 meses para regularizar toda a documentação necessária. A motivação foi procurar novas oportunidades", explica. A música, que sempre esteve presente em sua vida, acabaria, de forma inesperada, tomando um rumo diferente no Japão, onde começou a se envolver com o cenário musical local.
DESAFIOS E ADAPTAÇÃO
Os primeiros anos no Japão não foram fáceis. A barreira da língua e as diferenças culturais, especialmente no que diz respeito à alimentação, trouxeram desafios. "A comida, no início, foi difícil de me acostumar, mas hoje sinto falta dela. O idioma também foi um grande perrengue", compartilhou. Embora sua estadia no Japão tenha começado com uma pausa na sua carreira musical, ele acabou sendo convidado para integrar uma banda, mas a pandemia alterou seus planos iniciais.
"Conheci pessoas incríveis e aos poucos as portas foram se abrindo. Acabei participando de eventos importantes, como o Brazilian Day Hamamatsu e o Summer Fest Nagoya. Uma experiência marcante foi o DK Jam no Merry You, onde conheci músicos de várias partes do mundo", conta o cantor. Apesar de não ter procurado ativamente a música, ele destaca que "quando as coisas têm que acontecer, elas acontecem".