O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (6) um pacote de 16 medidas para reduzir o preço dos alimentos ao consumidor final, após reuniões com empresários, produtores e integrantes do setor produtivo. Entre as ações, está a isenção de impostos de importação sobre produtos essenciais, como café, azeite, açúcar, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, macarrão e carnes.
Os produtos com tarifas de importação zeradas incluem azeite (9%), milho (7,2%), óleo de girassol (até 9%), sardinha (32%), biscoitos (16,2%), macarrão (14,4%), café (9%), carnes (até 10,8%) e açúcar (até 14%). A redução de tarifas entrará em vigor nos próximos dias após serem aprovadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
No plano regulatório, o governo decidiu manter a mistura de 14% de biodiesel no diesel (B14) e de 27,5% de etanol na gasolina, evitando impactos na logística de transporte. Outra medida amplia a validade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para todo o país durante um ano, permitindo a comercialização de produtos como leite, mel e ovos em âmbito nacional.
Além disso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investirá na formação de estoques reguladores, subsidiando produtos essenciais da cesta básica e insumos agrícolas importados. Outra iniciativa prevê a criação do Selo Empresa Amiga do Consumidor, incentivando supermercados a praticarem preços equilibrados.
