O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, em reunião realizada nesta segunda-feira (1º), a adesão da companhia à subvenção econômica destinada aos produtores e importadores de óleo diesel rodoviário no Brasil.
O benefício foi instituído por meio da Medida Provisória nº 1.363, de 30 de maio, e prevê o pagamento de R$ 1,12 por litro de diesel comercializado. De acordo com a estatal, os ajustes nos preços de venda do combustível passam a valer a partir desta terça-feira (2).
Adesão é facultativa e compatível com a estratégia da empresa
Em nota, a Petrobras informou que a participação no programa é opcional e que a decisão foi tomada considerando os benefícios previstos pela medida.
Segundo a companhia, a adesão está alinhada aos interesses da empresa e não compromete sua estratégia comercial.
“Diante do caráter facultativo e do potencial benefício, entende-se que essa adesão é compatível com o interesse da companhia e preserva a flexibilidade da Petrobras na implementação da sua estratégia comercial”, destacou a estatal.
Medida complementa subsídio anterior
A Petrobras informou ainda que a adesão à nova subvenção complementa a participação já autorizada anteriormente pela Medida Provisória nº 1.358/2026, publicada em 13 de maio.
Com isso, a companhia amplia sua participação nos mecanismos criados pelo governo federal para apoiar a comercialização de óleo diesel no mercado brasileiro.
Estratégia busca equilíbrio entre mercado e rentabilidade
A estatal reforçou que continua adotando uma política comercial baseada em fatores como participação de mercado, aproveitamento dos ativos de refino e sustentabilidade financeira.
De acordo com a Petrobras, a estratégia também busca evitar que oscilações conjunturais do mercado internacional sejam integralmente repassadas aos preços praticados no mercado interno.
A medida ocorre em um cenário de acompanhamento constante das condições do mercado de combustíveis, com foco na competitividade e na manutenção da rentabilidade da companhia.
