AO VIVO
Educação

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições e amplia participação para alunos do ensino médio

A expectativa é reunir mais de 660 mil participantes em todo o país.

Da Redação
23/06/26 às 09h07
(Foto: ANEEL/Divulgação)

Estudantes e professores de todo o Brasil já podem se preparar para a 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026. Considerada a maior competição educacional do setor elétrico brasileiro, a iniciativa está com inscrições abertas a partir de 8 de junho e traz uma novidade nesta edição: pela primeira vez, alunos do 1º e 2º anos do ensino médio poderão participar da disputa.

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), e coordenada pelo Instituto Abradee, a olimpíada também é destinada aos estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes pública e privada. A expectativa é reunir mais de 660 mil participantes em todo o país.

A competição tem como objetivo estimular o uso consciente, seguro e sustentável da energia elétrica, além de fortalecer o aprendizado nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesta edição, o Grupo Equatorial, por meio da Equatorial Piauí, atua como empresa proponente da iniciativa, que conta ainda com a participação de 48 distribuidoras de energia elétrica, abrangendo todos os estados brasileiros.

Como participar

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site oficial da olimpíada, onee.org.br, até o dia 15 de setembro. Além da participação dos estudantes, a ONEE também oferece formação continuada para professores, ampliando o debate sobre eficiência energética, sustentabilidade e consumo consciente dentro das escolas.

Etapas da competição

  • Inscrições: 8 de junho a 15 de setembro;
  • Desafios (1ª fase): 4 a 18 de setembro;
  • Provas (2ª fase): 21 a 25 de setembro;
  • Divulgação dos resultados: primeira quinzena de outubro;
  • Semana Olímpica: 9 a 13 de novembro;
  • Cerimônia Nacional de Premiação: 12 de novembro.

Na primeira etapa, os participantes enfrentam desafios gamificados relacionados à eficiência energética, sustentabilidade e segurança. Já na segunda fase, os estudantes realizam uma prova objetiva por meio da plataforma oficial da competição.

Premiação

Os melhores colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o estudante com melhor desempenho de cada estado ganhará um notebook e uma viagem com todas as despesas pagas para Brasília, onde participará da Semana Olímpica e da cerimônia nacional de premiação.

Os professores destaque também serão contemplados com a viagem para representar seus estados no evento.

Segundo a ANEEL, a olimpíada busca formar uma nova geração de consumidores conscientes e engajados com o uso eficiente da energia. A expectativa é consolidar a ONEE como uma das principais iniciativas educacionais voltadas à sustentabilidade e à conscientização energética no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM EDUCAÇÃO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.