O que para muita gente seria apenas papelão, madeira e peças de computador sem uso, para os participantes da oficina de Robótica do Projeto Gerando Futuro Três Lagoas se transformou em tecnologia, aprendizado e criatividade. Com materiais recicláveis e muita dedicação, os adolescentes desenvolveram um protótipo de robô capaz de coletar pequenos resíduos, mostrando que inovação e sustentabilidade podem caminhar juntas.
A atividade faz parte do Projeto Gerando Futuro Três Lagoas, realizado pela Missão Salesiana– Centro Juvenil, em parceria com a Petrobras, e incentiva os participantes a aprenderem, na prática, conceitos de robótica, programação e consciência ambiental.
Inspirado em um projeto acadêmico e adaptado à realidade da oficina, o desafio despertou a curiosidade dos adolescentes, como explica o instrutor Brener Martins. "Mostramos que é possível criar soluções úteis com materiais que muitas vezes seriam descartados. O mais importante foi ver os adolescentes perceberem que eles também são capazes de desenvolver tecnologias que podem fazer a diferença", como destaca o instrutor.
Para Cristofer Rafael, de apenas 14 anos, a experiência mostrou que a tecnologia pode nascer da reutilização. "O robô usa materiais recicláveis e um sensor que faz ele desviar dos obstáculos. A ideia é unir tecnologia, reciclagem e cuidado com o meio ambiente." O adolescente se envolveu em todas as etapas e demostrou maturidade em explicar o trabalho. “Fiquei muito feliz em colaborar com este projeto, é uma sensação muito boa ver ele funcionando”.
João Victor Rosa também comemora o resultado do trabalho em equipe. "Ajudei na montagem junto com a equipe e ver o robô funcionando foi muito gratificante. É uma sensação especial saber que eu também fiz parte da criação dele." Além dos dois, o grupo que foi responsável pelo projeto Gabriel Ribeiro, Heryc Arcanjo, Luiza Gabrielly, Camily Vitoria, Jullya Cunha e Loeonam Gonçalves.
A realização de atividades como essa é promovida pelo Projeto Gerando Futuro Três Lagoas, desenvolvido pela Missão Salesiana de Mato Grosso em parceria com a Petrobras. A parceria é fundamental para ampliar as oportunidades oferecidas aos adolescentes, possibilitando o acesso a oficinas, materiais, tecnologias e experiências que estimulam o aprendizado, a criatividade, a inovação e a consciência socioambiental, contribuindo para sua formação integral e preparação para os desafios do futuro.
Mais do que construir um robô, a oficina proporcionou aos participantes uma experiência de aprendizado prático, demonstrando que criatividade, conhecimento e trabalho em equipe podem transformar materiais simples em soluções inovadoras, com potencial para gerar impactos positivos na sociedade e no meio ambiente.
