Os gabaritos preliminares serão liberados no dia 24 de setembro. (Foto: Divulgação/MEC)
Os participantes da
Prova Nacional Docente (PND)
2026 devem consultar com antecedência o Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível no
Sistema PND.
O documento reúne informações importantes para a aplicação do exame, marcado para o próximo domingo (20).
Além do endereço do local de prova, o cartão apresenta a data e os horários da avaliação, informações sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, quando solicitados e aprovados. A recomendação do Ministério da Educação é verificar os dados antecipadamente e planejar o deslocamento.
A PND seguirá o
horário oficial de Brasília.
Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h.
A prova começa às 13h30 e termina às 19h.
A avaliação é dividida em duas partes. A Formação Geral Docente terá 30 questões objetivas e uma questão discursiva, que avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação, vocabulário e domínio da norma-padrão da língua portuguesa.
Já o Componente Específico contará com 50 questões de múltipla escolha, voltadas à resolução de situações-problema e estudos de caso relacionados à área de formação do participante. Ao todo, serão contempladas 21 áreas de licenciatura.
Após a aplicação, os participantes poderão consultar, em
24 de setembro,
os cadernos de prova, a grade de correção da questão discursiva, os gabaritos preliminares e a expectativa de resposta da questão discursiva.
O resultado final está previsto para
15 de dezembro.
A
PND,
aplicada pelo Inep, é realizada por meio da prova teórica do Enade das Licenciaturas e tem como objetivo avaliar a formação dos concluintes dos cursos de licenciatura. Os resultados também podem subsidiar processos seletivos e concursos públicos para ingresso na carreira docente da educação básica pública.