AO VIVO
Saúde

Brasil registra 318 mil mortes por doenças cardiovasculares

Mato Grosso do Sul aparece entre os estados com maior taxa de mortalidade por doenças do coração

Thais Constantino - Hojemais Três Lagoas 
16/10/26 às 10h34
Brasil registra 318 mil mortes por doenças cardiovasculares (Foto: Reprodução)

Uma pessoa morre, em média, a cada 72 segundos por doença cardiovascular no Brasil . Até 16 de outubro de 2026, o país já havia registrado 318.945 mortes por essas doenças, de acordo com o Cardiômetro , ferramenta da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Os números representam uma média de 1.194 mortes por dia , ou aproximadamente 50 óbitos por hora . O Card??iômetro passou a integrar o novo Hub de Doenças Cardiovasculares , plataforma desenvolvida pela SBC em parceria com a World Heart Federation (WHF).

Projeção aponta aumento de mortes até 2030

O novo Hub reúne dados de mortalidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) , do Ministério da Saúde, além de estimativas epidemiológicas do Global Burden of Disease (GBD) 2023 .

Para calcular as taxas de mortalidade com base nos dados do SIM, são utilizadas estimativas populacionais do DataSUS, que têm como referência informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Segundo a SBC, a plataforma disponibiliza séries históricas de mortalidade observadas entre 2000 e 2024 , além de projeções para os próximos anos.

Mantida a tendência observada nas últimas duas décadas, a estimativa é de que o Brasil tenha um aumento de 10,8% nas mortes por doenças cardiovasculares até 2030 . O número passaria de 417.550 mortes em 2024 para 462.573 em 2030 .

O cardiologista Antonio Luiz Pinho Ribeiro , coordenador do Hub, ressalta que a projeção representa um cenário provável caso as tendências atuais permaneçam.

“Ou seja, a previsão não determina exatamente qual será o patamar em 2030, principalmente se houver mudanças significativas na prevalência de fatores de risco, na ampliação do acesso ao diagnóstico e ao tratamento e na implantação de políticas públicas de prevenção”, explica o médico.

Controle de fatores de risco pode mudar cenário

Os dados reforçam a necessidade de ações capazes de modificar a trajetória das doenças cardiovasculares no país. Entre as medidas estão o controle da hipertensão e do diabetes , a redução do tabagismo, o combate à obesidade e ao sedentarismo e o atendimento rápido de pessoas com infarto e acidente vascular cerebral (AVC) .

De acordo com Ribeiro, iniciativas nessas áreas contribuíram para uma redução expressiva da taxa de mortalidade cardiovascular nas últimas duas décadas.

Em 2024 , foram registrados 195 óbitos por doenças cardiovasculares a cada 100 mil habitantes . O índice representa uma redução de 36% em relação aos anos 2000 , quando a taxa era de 306,4 mortes por 100 mil habitantes .

Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior taxa

A plataforma também permite comparar os indicadores de mortalidade cardiovascular entre os estados brasileiros .

Conforme os dados apresentados pelo Hub, Alagoas possui a maior taxa, com 245,5 mortes por 100 mil habitantes . Em seguida aparecem Amapá , com 225,1 óbitos por 100 mil habitantes , e Mato Grosso do Sul , com 220,4 óbitos por 100 mil habitantes .

Novo Hub reúne dados sobre saúde cardiovascular

O Hub de Doenças Cardiovasculares foi apresentado na abertura do 81º Congresso Brasileiro de Cardiologia , realizado no Rio de Janeiro em conjunto com o Congresso Mundial de Cardiologia.

A plataforma concentra informações epidemiológicas sobre as principais doenças cardiovasculares no Brasil em um único ambiente. É possível consultar números absolutos, taxas de mortalidade, séries históricas oficiais e estimativas comparáveis internacionalmente.

Os dados também podem ser analisados por estado, sexo e faixa etária .

A iniciativa pretende facilitar o acesso e a interpretação de informações sobre saúde cardiovascular para pesquisadores, jornalistas, comunicadores, produtores de conteúdo científico, profissionais da saúde, gestores públicos e outros interessados.

Além de reunir diferentes bases de dados, a ferramenta permite visualizar, comparar e exportar indicadores , possibilitando a produção de conteúdos e análises baseados em evidências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM SAÚDE
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WÉSLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.