AO VIVO
Vale Celulose

Capital Mundial da Celulose, Três Lagoas recebe workshop internacional de biomassa

4º Workshop Internacional sobre Inovação em Biomassa reúne nos dias 23 e 24 de setembro especialistas, pesquisadores e grandes empresas para discutir bioeconomia, setor florestal, transição energética e descarbonização.

Portal Vale Celulose - Redação - Hojemais - Três Lagoas 
23/09/26 às 12h21
(Foto: Representantes das empresas de Celulose e Biomassa no Painel Bioeconimia e Agro - Imagem: Portal Vale Celulose)

Reconhecida como Capital Mundial da Celulose e principal referência do Vale da Celulose em Mato Grosso do Sul, Três Lagoas volta a ocupar posição de destaque no cenário da bioindústria ao receber, nos dias 23 e 24 de setembro, o 4º Workshop Internacional sobre Inovação em Biomassa .

Realizado no Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) , o encontro coloca a cidade sul-mato-grossense no centro de discussões que ultrapassam as fronteiras brasileiras e envolvem alguns dos principais desafios para o futuro da indústria: aproveitamento da biomassa, bioeconomia, inovação, sustentabilidade, transição energética e descarbonização.

Com o tema “Horizontes da Bioeconomia: Sustentabilidade e Inovação” , o workshop reúne especialistas, pesquisadores, representantes da indústria, instituições de ensino e empresas para promover intercâmbio de conhecimento e discutir tecnologias capazes de transformar recursos biológicos e resíduos em novos produtos, processos e oportunidades de negócios.

Três Lagoas ganha projeção internacional

A realização de um encontro internacional dedicado à biomassa justamente em Três Lagoas reforça uma transformação construída ao longo dos últimos anos. O município deixou de ser apenas sede de grandes unidades industriais para se consolidar também como ambiente de discussão sobre tecnologia, pesquisa, produtividade florestal e inovação aplicada à bioindústria .

O município possui oficialmente o cognome de Capital Mundial da Celulose , instituído pela Lei Estadual nº 4.336, de 11 de abril de 2013. A concentração da indústria de base florestal e a realização de encontros técnicos também fizeram da cidade uma referência para eventos ligados à cadeia de papel, celulose e florestas plantadas.

Nesse contexto, receber pesquisadores internacionais e representantes de algumas das maiores companhias ligadas à indústria, energia e setor florestal amplia a projeção de Três Lagoas como território estratégico para os debates sobre a nova economia baseada em recursos renováveis.

Ciência, tecnologia e indústria conectadas

A abertura institucional do workshop conta com a participação do diretor regional do SENAI/MS, Rodolpho Mangialardo ; do diretor de Inovação do SENAI Nacional, Roberto Medeiros ; do secretário-executivo de Ciência e Tecnologia da Semadesc, Ricardo Senna ; e do diretor do ISI Biomassa, João Gabriel Marini da Silva .

A primeira palestra magna traz uma dimensão internacional ao encontro. Com o tema “Bioeconomia como vetor de inovação e sustentabilidade global” , a apresentação será conduzida por Luciana Vieira , líder de grupo no Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia (IGB), em Straubing, na Alemanha.

A pesquisadora trabalha com processos eletroquímicos aplicados à síntese química sustentável, com destaque para valorização da biomassa e utilização de CO ? , além de coordenar projetos nacionais e europeus e manter colaborações internacionais, inclusive com parceiros brasileiros.

Gigantes do setor florestal participam das discussões

Para Três Lagoas e toda a região do Vale da Celulose, um dos principais momentos da programação será o painel “Bioeconomia Florestal e Agro: Inovação para o Futuro Sustentável” .

A discussão reúne diferentes perspectivas do setor produtivo, da pesquisa e da indústria para abordar como inovação, tecnologia e sustentabilidade podem avançar conjuntamente na construção de novos modelos de produção.

A mediação será de Leonardo Caux, da Suzano , com participação de Elias Dias, da Arauco; Sharlhes Dias, da Eldorado Brasil; Andrea Giroldo, da Agrocete; Carolina Santos, da Nitro; e Carlos Labate, da Esalq/USP .
A presença de Suzano, Arauco e Eldorado Brasil aproxima ainda mais o workshop da realidade econômica e industrial do Vale da Celulose.

Entre os temas relacionados às áreas de atuação dos especialistas estão melhoramento genético, produtividade e manejo florestal, sensoriamento remoto, inteligência artificial, biotecnologia, geoprocessamento e utilização de dados na tomada de decisões.

Da floresta para novos produtos

O workshop também amplia a discussão para além da produção tradicional de celulose. A proposta é mostrar como biomassa e conhecimento científico podem dar origem a novos produtos, matérias-primas, energia e modelos de negócios.

Essa discussão estará presente no painel “Da Biomassa à Indústria: Transformações Sustentáveis” , que pretende explorar possibilidades de aproximação entre recursos biológicos e aplicações industriais.

Mediado por Fabio Toniolo, da UFRJ , o encontro terá Iguatemi Melo, da Natura; Ana Maria de Lima Terra, da Elekeiroz; Lucas Goulart, da Cedro; e Luiza Roza, da Braskem .
Outro destaque será a palestra “Potencial de geração de valor a partir de resíduos biogênicos” , ministrada por Robert Daschner, do Fraunhofer UMSICHT , especialista em tecnologias avançadas de conversão de carbono e utilização de resíduos biogênicos.

A discussão parte de um princípio central da economia circular: materiais antes considerados resíduos podem se transformar em matéria-prima, recurso energético e oportunidade econômica.

Biomassa entra na transição energética

Outro eixo estratégico será a relação entre bioeconomia, energia renovável e redução das emissões de carbono .

O painel “Bioeconomia e Transição Energética: Caminhos para a Descarbonização” abordará transformação da matriz energética, fontes renováveis, aproveitamento da biomassa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Mediado por Marcos Lucio Corazza, da UFPR , o debate reunirá José Luiz Zontin, da Petrobras; Silvio Maranha, da Vale; Anderson Salum, da Acelen Renováveis; André Ferrarese, da Tupy; e Luiz Felipe Coulturato, da Adecoagro .
Biorrefino, biocombustíveis, recuperação energética de resíduos, biogás, biometano e tecnologias de descarbonização estão entre as experiências relacionadas à atuação dos participantes.

Da Capital Mundial da Celulose para a bioeconomia

A realização do 4º Workshop Internacional sobre Inovação em Biomassa reforça uma nova etapa para Três Lagoas e para o Vale da Celulose.

A mesma região que ganhou projeção nacional e internacional pela expansão das florestas plantadas e da produção industrial de celulose passa a ampliar as discussões para aquilo que pode representar o próximo ciclo de desenvolvimento da cadeia: transformar biomassa, resíduos, conhecimento científico e tecnologia em novos produtos e negócios sustentáveis .

Ao receber especialistas brasileiros e internacionais e representantes de empresas como Suzano, Arauco, Eldorado Brasil, Petrobras, Vale, Natura, Braskem e Adecoagro , Três Lagoas se transforma, durante os dois dias de evento, em ponto de encontro entre ciência, indústria e bioeconomia .

Mais do que sediar um workshop, a Capital Mundial da Celulose ganha uma vitrine para mostrar que o futuro da cadeia florestal pode ir além da produção de fibra: passa pela inovação, pelo aproveitamento integral da biomassa e pela construção de uma indústria cada vez mais tecnológica, circular e de baixo carbono.

  .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A indústria de celulose no Brasil não é apenas um pilar da economia nacional; é um ecossistema bilionário em constante expansão, com investimentos projetados em mais de R$ 100 bilhões na próxima década. O epicentro desse crescimento, o Vale da Celulose em Mato Grosso do Sul, concentra os maiores players globais, uma vasta cadeia de fornecedores e milhares de profissionais. No entanto, este gigante carece de um elo de comunicação centralizado e estratégico que conecte seus diversos agentes e traduza sua importância para a sociedade.

 MAIS DE VALE CELULOSE
VEJA TODAS DE VALE CELULOSE
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WÉSLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.