AO VIVO
Wesley Mendonça

Marketing político: você entende sua importância?

Ter o seu eleitorado sempre por perto é uma das chaves para construir a força necessária para avançar

Matheus Escabora
18/01/22 às 08h05

As eleições de 2022 se aproximam e a essa altura do campeonato as ações de marketing dos pré-candidatos à corrida eleitoral já foram iniciadas.

Nesse sentido, não é raro nos depararmos com candidatos que mal compreendem a importância de uma campanha bem estruturada para um impacto positivo nas urnas, e o crescente uso das redes sociais potencializou esse modus operandi - em que o pré-candidato se apega unicamente às redes sociais, sem uma estratégia definida, ou aposta no boca a boca para toda a divulgação.

Por esse motivo, inauguramos esse espaço para que todos compreendam por meio de artigos, análises e insights o que é marketing político e sua importância para o sucesso de uma carreira política duradoura.

Quem será o seu mentor?

Wesley Mendonça é engenheiro químico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduado em Marketing Político pela Universidade de São Paulo (USP), com vasto know-how em pesquisa eleitoral e consultoria política.

Founder do Grupo Agitta de Comunicações, Wesley Mendonça criou a primeira franquia de gestão de conteúdo do Brasil! A franquia Hojemais foi pensada para oferecer a melhor experiência aos leitores por meio de ferramentas modernas e inteligentes e os melhores resultados para os nossos franqueados.

O que é marketing político?

Para elucidar essa questão apresento a vocês a melhor definição do conceito expressa pelo cientista político Rubens Figueiredo: o marketing político é o “conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um(a) candidato(a) ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível”.

O objetivo é possibilitar, por meio de estratégias, que um político possa criar conexões e se comunicar de forma assertiva com o eleitorado que o elegeu e também cativar mais votantes nas eleições posteriores.

Afinal, sem boas ações de marketing político não é possível estabelecer uma comunicação eficiente entre a pessoa política e seus eleitores, e desse modo, a população fica impossibilitada de conhecer as propostas e intenções do candidato - fator esse que dificulta o acompanhamento do trabalho realizado após a eleição. 

Ter o seu eleitorado sempre por perto é uma das chaves para construir a força necessária para avançar, tocar projetos e fazer história como um membro do Legislativo ou do executivo. Se há algumas décadas a única maneira de fazer isso era por meio do ativismo e da militância política, hoje as ferramentas digitais e plataformas possibilitam atingir o mesmo resultado de maneiras mais assertivas

Quer descobrir como elaborar estratégias consistentes e reunir, pouco a pouco, eleitores alinhados com movimentações afirmativas para cultivar um bom mandato? Nos aprofundaremos em cada um dos pilares que constituem o marketing político nos próximos artigos. Até breve!

Engenheiro químico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduado em Marketing Político pela USP, especialista em pesquisa eleitoral e consultor político.

Founder do Grupo Agitta de Comunicações, Wesley Mendonça criou a primeira franquia de gestão de conteúdo do Brasil! A franquia Hojemais foi pensada para oferecer a melhor experiência aos leitores por meio de ferramentas modernas e inteligentes e os melhores resultados para os nossos franqueados.

Aqui você vai encontrar técnicas, estratégias e sacadas sobre marketing político para veteranos e aspirantes na política.
 

 MAIS DE WESLEY MENDONÇA
VEJA TODAS DE WESLEY MENDONÇA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.