O que é marketing político?
Para elucidar essa questão apresento a vocês a melhor definição do conceito expressa pelo cientista político Rubens Figueiredo: o marketing político é o
“conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um(a) candidato(a) ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível”.
O objetivo é possibilitar, por meio de estratégias, que um político possa criar conexões e se comunicar de forma assertiva com o eleitorado que o elegeu e também cativar mais votantes nas eleições posteriores.
Afinal, sem boas ações de marketing político não é possível estabelecer uma comunicação eficiente entre a pessoa política e seus eleitores, e desse modo, a população fica impossibilitada de conhecer as propostas e intenções do candidato - fator esse que dificulta o acompanhamento do trabalho realizado após a eleição.
Ter o seu eleitorado sempre por perto é uma das chaves para construir a força necessária para avançar, tocar projetos e fazer história como um membro do Legislativo ou do executivo. Se há algumas décadas a única maneira de fazer isso era por meio do ativismo e da militância política, hoje as ferramentas digitais e plataformas possibilitam atingir o mesmo resultado de maneiras mais assertivas
Quer descobrir como elaborar estratégias consistentes e reunir, pouco a pouco, eleitores alinhados com movimentações afirmativas para cultivar um bom mandato?
Nos aprofundaremos em cada um dos pilares que constituem o marketing político nos próximos artigos. Até breve!