AO VIVO
Wesley Mendonça

Os influenciadores e a formação política dos jovens

O marketing de influência é uma ótima maneira de atrair cada vez mais a atenção da fatia mais jovem do eleitorado.

Matheus Escabora
02/02/22 às 14h48

Embora não pareça, cada vez mais a juventude tem buscado engajar-se politicamente por meio de canais não institucionalizados, e assim como muitas outras discussões impulsionadas pela pandemia de Covid-19, o debate sobre política ganhou mais eco nas redes sociais.

Consequentemente, tal comportamento potencializou a politização incidental dos jovens de todo o Brasil, que passaram a consumir informação por meio de conteúdos não politizados nos meios digitais.

Como você deve imaginar, as fontes de informação vão desde perfis de empreendedorismo, beleza e qualidade de vida no Instagram até transmissões ao vivo de games online.

Juventude e democracia

Para tornar o cenário mais claro, o estudo qualitativo “Juventude e democracia na América Latina” foi realizado recentemente  no Brasil, na Argentina e na Colômbia com o objetivo de identificar como as novas gerações têm formado seu posicionamento político a partir da visão dos influenciadores já habituados ao tema e daqueles que decidiram aderir à pauta.

Além da predileção por uma linguagem simples e acessível que possa demonstrar os impactos da política no dia a dia, a pesquisa também mostrou que o raso consumo de informação por meio das manchetes dos portais de notícias é um hábito recorrente entre os entrevistados.

O consumo pouco aprofundado de informação tem causado entre os mais jovens certa dificuldade para identificar a ideia principal do conteúdo político, bem como discernir o que são artigos opiniáticos de análises baseadas em fatos e dados.

Influenciadores e políticos

Apesar do ímpeto da juventude, a população mais experiente tem questionado se os mais novos de fato têm poder para mudar a política do Brasil.

Certamente você deve conhecer figuras expressivas que perderam seguidores e patrocinadores por estarem desconectados do combate ao novo coronavírus. Esses ‘cancelamentos’ evidenciam o volume crescente de pessoas engajadas contra deslizes de figuras distantes das discussões políticas.

Nesse sentido, políticos não só podem, como devem, buscar parcerias com influenciadores digitais. Eles são uma ótima maneira de atrair cada vez mais a atenção da fatia mais jovem do eleitorado.

Como alcançar os jovens?

Os seguidores confiam nos influenciadores que compartilham dos mesmos valores, e essa ideia também vale para o viés político. A parceria com influenciadores digitais durante a campanha pode ser benéfica para abordar temas importantes para um público que busca consumir conteúdo de forma rápida. Veja a seguir três passos importantes para a sua campanha de marketing de influência:

Linguagem acessível: Aposte em uma linguagem mais comum e informal com conteúdos dinâmicos e de fácil compartilhamento.

Transparência: Partidos e candidatos com posicionamentos transparentes e tidos como coerentes tendem a ser mais aceitos pelo público mais jovem.

Pautas humanitárias: Por fim, o estudo evidenciou que as pautas humanitárias são cada vez mais importantes para o público jovem.

Como em toda campanha de marketing de influência, utilizar influenciadores digitais para engajar o público com suas pautas políticas é preciso ter uma boa estratégia. Clique no botão abaixo e conheça as soluções que oferecemos para a sua campanha:

Engenheiro químico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduado em Marketing Político pela USP, especialista em pesquisa eleitoral e consultor político.

Founder do Grupo Agitta de Comunicações, Wesley Mendonça criou a primeira franquia de gestão de conteúdo do Brasil! A franquia Hojemais foi pensada para oferecer a melhor experiência aos leitores por meio de ferramentas modernas e inteligentes e os melhores resultados para os nossos franqueados.

Aqui você vai encontrar técnicas, estratégias e sacadas sobre marketing político para veteranos e aspirantes na política.
 

 MAIS DE WESLEY MENDONÇA
VEJA TODAS DE WESLEY MENDONÇA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.