Se você considera ter o próprio negócio no ramo da comunicação, saiba que não está sozinho. Empreender é o quarto maior desejo do brasileiro, maior, por exemplo, que o desejo de viajar para o exterior, concluir o ensino superior ou trabalhar no setor privado. Estes dados foram retirados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) , monitoramento de empreendedorismo global realizado junto ao Sebrae em 2016.
O relatório mais recente do instituto, publicado em maio deste ano, evidenciou os impactos da pandemia ao apontar que em 2020 haviam mais pessoas que conheciam alguém que interrompeu um negócio do que alguém que o iniciou. Além disso, tirar o empreendedorismo do papel mostrou-se ser mais difícil durante a pandemia.
No entanto, o relatório evidencia um movimento crescente no ramo da comunicação: em todos os países participantes do GEM na América Latina e Caribe, mais da metade dos adultos conhecia alguém que começou um negócio como resultado da pandemia. Nesse cenário, investir em uma franquia é uma opção muito atrativa.