AO VIVO
Wesley Mendonça

Posicionamento e marca política

A propaganda política e a imagem sempre foram presentes nas democracias. Veja como posicionar e definir sua marca política

Matheus Escabora
09/03/22 às 14h00

Você é capaz de enumerar com poucas palavras as características que compõem a sua marca política? Ou sabe dizer quais atributos podem surgir na mente do eleitor ao ouvir seu nome? No artigo desta semana abordaremos os aspectos de uma das ferramentas mais importantes da corrida eleitoral.

Mais do que estabelecer uma comunicação clara e direta do político com o eleitorado, o marketing político visa alcançar os objetivos dos partidos políticos e de seus candidatos por meio de um conjunto de comportamentos e estratégias.

Para Wesley Mendonça, consultor de marketing político, o branding é uma ferramenta eficaz para conectar pessoas que possuem crenças, causas e ideias em comum para uma mesma comunidade. “Quando os princípios de comunicação usados para gerir marcas são aplicados às campanhas políticas podemos definir a identidade da marca do político, o tom e a voz do discurso e, sem sombra de dúvidas, o propósito que irá unificar o eleitorado" , completa.

A  propaganda  política  e  a  imagem  sempre  foram  presentes nas  democracias. A imagem tem se tornado tema central para a construção de conexões de simpatia e consciência na tripartição dos poderes brasileiros. Nos últimos anos pudemos observar um crescimento expressivo do número de candidatos eleitos preocupados com a forma de agir diante do público e no ambiente digital.

Para os estudiosos do assunto, isso se deve porque os olhos são como extensões do nosso cérebro e, deste modo, as imagens processadas geram reconhecimento de informações congruentes com o discurso político.

Marketing político

O planejamento de marketing político não se atém somente à comunicação dos   políticos com seus eleitores, mas a todo o conjunto de comportamentos e  estratégias para alcançar o objetivo dos partidos e de seus candidatos.

Marca política é um conjunto composto pelo nome do partido, o seu logo, as que o compõem e a história do partido. Características essas que também impactam a construção da marca do político, formada pelas impressões que são passadas à população por meio das formas e canais utilizados para se comunicar.

Construção da imagem

Conhecidos estes conceitos importantes, veja a seguir algumas possibilidades para elaborar um posicionamento coerente para a sua marca política.

As campanhas políticas apostam cada vez mais em enquadramentos visuais e roteiros que beneficiam o candidato e suas propostas. Para Wesley, “por meio do posicionamento adequado, do corte de câmera e das ações de edição é possível moldar as impressões e emocionar o público que irá assistir o material veiculado no pré e pós-campanha” .

O consultor de marketing político diz ainda que a aparência é um fator importante para a construção da personalidade do candidato e do seu partido, e essa imagem deve estar alinhada aos valores, propósitos e a visão defendidos durante o mandato.

Importante: Como dissemos em artigos anteriores, para criar um posicionamento eficaz e definir o tom de voz mais assertivo é preciso, entre outras coisas, conhecer muito bem quem é seu público.

Imagem X Discurso

Alguns políticos insistem em questionar a eficácia do marketing no ambiente político, argumentando que tais ferramentas reduzem a importância das mensagens passadas aos eleitores em detrimento da valorização da imagem.

Contudo, imagem e discurso não devem ser tratados como dualidades, mas sim como complementos importantes para influenciar a decisão dos eleitores, assim como a imagem do partido.

Existe algum outro tema com o qual a gente possa te ajudar? Clique no botão abaixo e leia mais artigos como este:

Engenheiro químico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduado em Marketing Político pela USP, especialista em pesquisa eleitoral e consultor político.

Founder do Grupo Agitta de Comunicações, Wesley Mendonça criou a primeira franquia de gestão de conteúdo do Brasil! A franquia Hojemais foi pensada para oferecer a melhor experiência aos leitores por meio de ferramentas modernas e inteligentes e os melhores resultados para os nossos franqueados.

Aqui você vai encontrar técnicas, estratégias e sacadas sobre marketing político para veteranos e aspirantes na política.
 

 MAIS DE WESLEY MENDONÇA
VEJA TODAS DE WESLEY MENDONÇA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.