Você é capaz de enumerar com poucas palavras as características que compõem a sua marca política? Ou sabe dizer quais atributos podem surgir na mente do eleitor ao ouvir seu nome? No artigo desta semana abordaremos os aspectos de uma das ferramentas mais importantes da corrida eleitoral.
Mais do que estabelecer uma comunicação clara e direta do político com o eleitorado, o marketing político visa alcançar os objetivos dos partidos políticos e de seus candidatos por meio de um conjunto de comportamentos e estratégias.
Para Wesley Mendonça, consultor de marketing político, o branding é uma ferramenta eficaz para conectar pessoas que possuem crenças, causas e ideias em comum para uma mesma comunidade. “Quando os princípios de comunicação usados para gerir marcas são aplicados às campanhas políticas podemos definir a identidade da marca do político, o tom e a voz do discurso e, sem sombra de dúvidas, o propósito que irá unificar o eleitorado" , completa.
A propaganda política e a imagem sempre foram presentes nas democracias. A imagem tem se tornado tema central para a construção de conexões de simpatia e consciência na tripartição dos poderes brasileiros. Nos últimos anos pudemos observar um crescimento expressivo do número de candidatos eleitos preocupados com a forma de agir diante do público e no ambiente digital.
Para os estudiosos do assunto, isso se deve porque os olhos são como extensões do nosso cérebro e, deste modo, as imagens processadas geram reconhecimento de informações congruentes com o discurso político.