Economia

JBS: Friboi vai paralisar 11 frigoríficos de bovinos até janeiro

 A JBS informou na manhã desta quinta-feira, 12, que onze plantas de abate de bovinos da Friboi serão paralisadas.

Com Valor Econômico e Estadão Conteúdo
12/12/19 às 14h29

 A JBS informou na manhã desta quinta-feira, 12, que onze plantas de abate de bovinos da Friboi serão paralisadas. Os funcionários terão férias coletivas, que devem começar na próxima semana, e a expectativa é que os trabalhos sejam retomados na primeira quinzena de janeiro. “A medida faz parte do planejamento de produção da empresa para este período do ano”, afirmou a JBS em nota. De acordo com a companhia, a medida já é adotada há alguns anos neste período de festas de Natal e Ano Novo.

Valor Econômico - Segundo a apuração do Valor Econômico,  as unidades da JBS em Alta Floresta, Colíder e Confresa, em Mato Grosso, e Redenção (PA) estão na lista dos abatedouros que darão férias coletivas. Essas plantas não têm habilitação para exportar para a China.

Com a decisão de paralisar 11 plantas frigoríficas, a empresa pode intensificar o movimento de ajustes nas referências para o boi gordo, o que já está acontecendo nessas semanas. Atualmente, a JBS é responsável por 30% dos abates fiscalizados pelo o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A EXPLICAÇÃO

Antônio José do Carmo

Nossas fontes informaram que a suspensão das compras de carne vão prejudicar os pequenos frigoríficos que recentemente foram liberados para exportação, a pagaram caro pela arroba.


O JBS simula um excesso de carne no mercado porque os estoques de carne vermelha na China estão cheios e o consumo só volta depois das festas de ano novo em 25 de janeiro.


Depois desse período as compras voltariam para o mercado chinês.


Existe a possibilidade de que os grandes frigoríficos provoquem uma queda intencional de preços para atingir os pequenos frigoríficos que tinham sido liberados para exportação. A prova disso está em a paralisação coincidir com o período de feriado na China, quando os portos não descarregam. A prova mais contundente é essa notícia abaixo.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.