Fique por Dentro

Andradina vai inaugurar Centro de Referência Municipal para o Transtorno do Espectro Autista

Instalado na Rua Vitório Guaraciaba, 1370, o centro é um dos poucos instalado no âmbito da administração municipal no interior de São Paulo.

Assessoria de Comunicação
27/07/23 às 17h42

O Governo de Andradina vai inaugurar na próxima segunda-feira (31) o Centro de Referência Municipal para o Transtorno do Espectro Autista.

Instalado na Rua Vitório Guaraciaba, 1370, o centro é um dos poucos instalado no âmbito da administração municipal no interior de São Paulo.
 
O projeto do prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, junta forças entre as secretarias de Saúde, da secretaria Maristela Marinho e da Educação, da secretária Estela Goda.
 
O Centro terá ênfase em diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso a políticas públicas de tratamento. A instalação vem em um momento estratégico já que Andradina ainda não dispõe do serviço de diagnóstico, tratamento e reabilitação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), pois é considerado serviço de Alta Complexidade cujo atendimento tem como referência a cidade de Araçatuba, a qual regula as vagas para Andradina e demais 40 municípios.
 
O atendimento, que ainda é insuficiente em número de vagas, acontece no Hospital Ritinha Prates em Araçatuba, distante aproximadamente 120 km de nossa cidade, dificultando muito o acesso para as terapias semanais especialmente de crianças com diagnostico de TEA.
 
“A demanda de Transtorno do espectro autista está cada vez maior e a oferta de vagas no CER de Araçatuba tem sido insuficiente”, disse a secretária de Saúde Maristela Marinho.

No âmbito da Secretaria Municipal de Educação atua na gestão do ensino público da educação infantil e ensino fundamental atendendo crianças de 0 (zero) a 10 (dez) anos com a inclusão de alunos com TEA, com ações que visam a qualidade das aprendizagens e a valorização e qualificação dos docentes, com o objetivo de garantir a igualdade de condições.
 
Segundo as estatísticas Andradina poderia ter cerca de 265 crianças com TEA, e atualmente menos de 50 recebem atendimento na APAE e AMA (Associação de Mães de Autistas) do município. No momento, há um número de 163 crianças com diagnóstico e/ou hipótese diagnóstica TEA que não estão inseridas em atendimento especializado na rede municipal.

A iniciativa considera a importância de atendimento precoce, com qualidade, equidade, humanizado, integral e acesso universal. “A necessidade de criação e implantação do Centro de Referência Municipal para o Transtorno do Espectro Autista – TEA em Andradina é justificável devido à alta procura e assim vamos aumentar a oferta de serviço especializado”, disse o Prefeito.
 
TEA
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neuropsiquiátrica que costuma se manifestar ainda na primeira infância (de zero a seis anos) e comprometer o desenvolvimento nas áreas da linguagem, interação social e do comportamento. Não há uma causa isolada, podendo resultar da combinação de fatores genéticos e/ou ambientais.

A causa do TEA ainda permanece desconhecida, porém de acordo com evidências científicas não há uma causa única.
Até o momento sabe-se que o autismo ocorre devido a fatores genéticos, o que acontece na grande maioria dos casos, e a fatores ambientais.

Hoje sabemos que na verdade existe uma combinação de fatores genético e ambientais
O grau de gravidade pode variar de pessoa para pessoa, podendo apresentar grau leve, com pouca dependência e discreta dificuldade de adaptação até o grau elevado, com total dependência para as atividades de vida diárias, ao longo de toda vida.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM FIQUE POR DENTRO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.