Fique por Dentro

Nova CNH começa a valer em junho, veja o que muda

De antemão precisamos deixar claro que não há necessidade alguma de realizar a troca imediata da CNH para o novo modelo. Além disso, o documento poderá ser emitido em meio físico, digital ou em ambos, o que fica a critério do motorista decidir o que prefere.

Jornal Contábil
19/05/22 às 11h27

A partir de 1º de junho de 2022 entra em vigor o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O novo documento será emitido à medida em que os motoristas forem renovando o documento ou emitindo a segunda via.

A decisão de reformular a Carteira de Motorista partiu do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e foi tomada ainda no mês de dezembro do ano passado através da Resolução 886.

De antemão precisamos deixar claro que não há necessidade alguma de realizar a troca imediata da CNH para o novo modelo. Além disso, o documento poderá ser emitido em meio físico, digital ou em ambos, o que fica a critério do motorista decidir o que prefere.

O que muda na nova CNH

A nova CNH terá diversas mudanças, inclusive um novo visual que tem predominância nas cores verde e amarelo, além disso o documento trará uma tabela que identifica quais os tipos de veículos cada motorista está habilitado para conduzir.

A nova CNH também virá impressa na língua portuguesa, inglesa e francesa, permitindo seu uso internacionalmente não só no Brasil, mas internacionalmente.

A primeira coluna do documento terá a categoria da CNH do condutor, seguido de uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele veículo.

Também teremos a informação se o condutor utiliza a Carteira de Motorista para trabalhar, assim como terá um campo que apresentará as possíveis restrições médicas.

A nova CNH manterá o QR Code, que já está disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, que permite a autenticação online e offline.

Categorias da nova CNH

O novo documento manterá as categorias A, B, C e D. Contudo, essas categorias virão acompanhadas pelo dígito 1. Quanto a isso, o Contran ainda não detalhou como os códigos e as respectivas categorias serão descritas. Informação que deve ser publicada provavelmente até o final do mês que vem.

O novo documento também aponta se o motorista tem apenas a permissão para dirigir, através da letra “P”, ou ainda se o mesmo já possui a CNH definitiva, com o uso da letra “D”.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM FIQUE POR DENTRO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.