Geral

Campeão de pedaladas corta o Brasil sobre duas rodas

Cabelo longo, barba por fazer, camiseta, bermuda, sapatos e capacete de proteção.

Castilho - Roni Willer
21/06/16 às 01h20
(Roni Willer)

Cabelo longo, barba por fazer, camiseta, bermuda, sapatos e capacete de proteção. Foi assim que nossa equipe de reportagem se deparou com esse ciclista até então anônimo, mas com um grande desafio: Atravessar o Brasil sobre duas rodas. 

De Pernambuco para Mato Grosso. Esse é o destino traçado pelo ciclista Amauri Fausto Clementino, 59 anos, que há 49 dias está na estrada para participar de mais uma competição. 

O próximo desafio ocorre em setembro na cidade de Rondonópolis-MT, cuja corrida é denominada “Pé Duro”. Essa será a 20ª participação do ciclista, que já participou em outras 19 corridas. 

Segundo ele, esteve todas as vezes no pódio. Venceu 8 e foi vice-campeão em 11 edições. Até chegar em seu destino será um total de 4,5 mil quilômetros. Mas o percurso seria ainda maior, não fosse o frio. “Minha rota seria Argentina, Chile, Uruguai, Santa Catarina e passaria por Londrina-PR, um percurso de pelo menos 7,5 mil quilômetros. Mas desisti por causa do frio e com isso reduzi 3 mil quilômetros”, calcula Clementino. 

 O pernambucano se orgulha da sua fiel companheira de 33 anos; uma bicicleta Monark, presente que ganhou aos setes anos de idade do avô falecido José Ferreira da Silva. “Foi comprada em moeda de 200 cruzados”, se recorda. Desde então não teve outra paixão a não ser a bicicleta com quem iniciou as competições quando ainda tinha 15 anos de idade. 

“Estou longe da aposentadoria. Vou pedalar até ficar velhinho. É a vida da gente. A estrada é longa e sinistra, temos que ter carinho por tudo”, comenta. A bicicleta é uma Monark ano 1973, aro 26, pedal simples, catraca e coroa, nada de marcha. Carrega um total de 105 kg, incluso uma caixa de ferramentas, material de artesanato, roupa, barraca, adesivo e a bandeira do Brasil sendo balançada ao vento. Pedala durante o dia e quando chega a noite, sempre procura acampar em postos de combustíveis a beira da rodovia. 

No fim de semana, ao passar pela rodovia Marechal Rondon, entrou na cidade de Castilho e pernoitou na praça da matriz. Agora segue para Ilha Solteira-SP pegando em seguida a rota MS e MT. 

Desgosto – Pai de um rapaz e uma moça, 25 e 29 anos respectivamente, Clementino se diz bastante abatido e que a família ficou pra trás ao longo de sua caminhada. Guarda no coração apenas três pessoas amadas, a quem não revelou os nomes. Experiência – São as atitudes do ser humano em pedir apoio e conquistar a sobrevivência na estrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.