O Governo de Andradina através da Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã desta quarta-feira (29) o curso para formação de Podadores de Árvores.
Representando o prefeito Jamil Ono (PT), o chefe de Gabinete, Manoel Messias, explicou que o curso oferecido anualmente pelo Governo de Andradina tem garantido novas oportunidades profissionais de forma licenciada e segura e ainda gratuito.
“É importante ressaltar que a iniciativa de preparar pessoas para novas profissões de forma legalizada, promovendo a geração de emprego, dando a eles suporte principalmente na área ambiental, mostra que Andradina está se adaptando para o desenvolvimento em todas as áreas”, explicou Messias.
Os participantes foram instruídos sobre legislação, segurança e com suporte e conteúdo todo apostilado, além de aula prática. Eles ainda foram orientados sobre como realizar o manuseio correto dos equipamentos utilizados durante a poda e quais equipamentos de segurança é necessário, desde o individual até o coletivo.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, o principal ponto levado em consideração é a segurança e também o descarte correto dos galhos e árvores que devem respeitar as normas e legislações existentes.
“No início do ano, a Secretaria de Meio Ambiente fornece a carteira de identificação dos podadores cadastrados, o que dá aos contratantes a segurança de que o trabalho será realizado dentro das normas exigidas pelo município, e sem riscos para o profissional e morador”, concluiu o secretário da pasta.
Além das informações teóricas sobre equipamentos, e tipos mais comuns de vegetação encontrada no município, os alunos também receberam orientação profissional, que ainda conta com acompanhamento, cadastro e instruções para a iniciação para se tornarem um microempreendedor individual, o que lhes permite o cadastro como trabalhadores autônomos junto a Prefeitura, podendo inclusive realizar a emissão de notas fiscais e prestar serviços para empresas e órgãos públicos.
Cláudio ainda citou que o Governo de Andradina ainda tem respeitado a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e o descarte correto dos galhos é imprescindível, assim como a formação completa desses novos profissionais que se qualificam inicialmente na poda, e buscam por novas oportunidades através dos próprios cursos realizados em parceria com o Governo de Andradina.
“A orientação desses novos profissionais e alunos que aprendem para realizar a poda doméstica é fundamental. É ela que garante o crescimento no mercado, mas que também mostra o quanto o município expandiu e necessita de novos profissionais qualificados”, comentou Cláudio.
Ainda participaram da atividade o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Hugo Zamboni e o chefe de Divisão, Adriano Denúncio.