Cotidiano

Após vencer a covid-19, mulher enfrenta nova batalha para conseguir cirurgia

Devido ao período em que ficou intubada, paciente de Birigui apresentou problema na traqueia, que dificulta a respiração e a fala

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
20/11/20 às 18h03
Exame que recomendou a cirurgia urgente foi realizado no último dia 11 (Foto: Reprodução)

Uma mulher de 42 anos, moradora em Birigui (SP), está há nove dias na luta para conseguir ser submetida a uma cirurgia na traqueia, que ficou lesionada após ela ser intubada durante internação por conta da covid-19.

Apesar da gravidade do quadro e de o médico ter recomendado que ela fosse submetida a uma cirurgia urgente, a Santa Casa da cidade agendou o procedimento para o dia 7 de dezembro.

O apelo ao Hojemais Araçatuba foi o recurso que restou a conhecidos da paciente, que informaram tratar-se de pessoa sem recurso financeiro e que ficou internada na Santa Casa de Birigui, em estado grave, mas sobreviveu ao coronavírus.

Entretanto, devido ao período em que ficou intubada, a paciente apresentou um problema na traqueia, que dificulta a respiração e a fala. “Como a paciente voltou a ter falta de ar e dificuldade para andar, foi feita uma ‘vaquinha’ para pagar um exame particular e o médico que a examinou, Fábio Garbelini, informou que a traqueia dela foi danificada e está fechando”, informa.

O Hojemais Araçatuba teve acesso ao laudo, que foi assinado no último dia 11, no qual consta que a paciente precisa ser submetida a cirurgia de urgência. Também foi enviado à reportagem um áudio da paciente, que continua com dificuldade de respirar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Santa Casa teria alegado falta de material para não realizar cirurgia (Foto: Aline Galcino/Arquivo)

Vaga

O procedimento é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por isso, a paciente foi até à Santa Casa de Birigui, mas foi comunicada que deveria aguardar a vaga.

A informação passada pelo hospital, segundo a pessoa que procurou a reportagem, é de que a cirurgia teria sido agendada para 7 de dezembro. Entretanto, foi informado à paciente que se surgisse vaga para realização do procedimento em outro hospital até essa data, ela seria chamada.

Como houve o comunicado de que havia uma vaga na Santa Casa de Araçatuba, a paciente foi levada de ambulância ao hospital da cidade vizinha, mas trazida de volta, sob argumento de que o procedimento não seria feito porque a Santa Casa de Birigui teria condições de realizá-lo.

Justiça

Ainda de acordo com a declarante, ao ser trazida de volta para a Santa Casa de Birigui, o hospital teria informado que o procedimento não seria feito por falta de material.

Diante do impasse, a Promotoria de Justiça de Birigui foi procurada para tentar intermediar uma solução, mas teria informado que a paciente teria que aguardar e, caso o procedimento não fosse feito, que registrasse um boletim de ocorrência.

Sem resposta

O Hojemais Araçatuba fez contato com a Santa Casa de Birigui na manhã desta sexta-feira questionando sobre o caso e foi orientado a mandar um e-mail com pedido de informações. O e-mail foi enviado às 10h18.

Como não houve resposta, novo contato por telefone às 16h47, solicitando a resposta, que não chegou até às 18h15, quando foi feita a publicação desta matéria.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.