A Prefeitura de Birigui (SP) seguirá na íntegra as regras da Fase Vermelha do Plano São Paulo, que começam a valer a 0h deste sábado (6) e seguem até dia 19.
A assessoria de imprensa divulgou nota no início da tarde informando que a decisão foi tomada após reunião entre o prefeito Leandro Maffeis (PSL) e membros do Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19.
Ao fazer a reclassificação do Plano em 15 de janeiro, o governo do Estado recomendou que o município adotasse as medidas restritivas da Fase Vermelha, mas a orientação não foi acatada.
Desta vez, o prefeito decidiu convocar uma reunião emergencial e tomou a decisão devido ao momento crítico da doença. Em Birigui, todos os dez leitos de UTI Covid da Santa Casa estão ocupados.
Serviços
Com a Fase Vermelha, só poderão funcionar indústrias, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.
Comércio só poderá atender em sistema drive-thru, com o cliente dentro do veículo e pedidos feitos por telefone ou internet. O mesmo ocorre com restaurantes e lanchonetes, que estão proibidos de permitir o consumo no local.
Academias, salões de beleza, restaurantes, bares, teatros, lojas de rua, concessionárias e escritórios deverão ficar totalmente fechados ao público.
Aulas
A Prefeitura também decidiu adiar a volta às aulas presenciais nas 35 unidades da rede municipal de ensino, em virtude do atual cenário da covid-19. A retomada em formato híbrido estava prevista para a próxima segunda-feira (8), mas será mantido o sistema remoto pelo menos por mais duas semanas.
Os pais devem continuar retirando as atividades impressas nas escolas para os filhos fazer em casa, de acordo com as datas estabelecidas pelas equipes gestoras de cada unidade escolar.