Os casos de colisão de veículos contra postes continuam altos na região de Araçatuba (SP). Um levantamento da CPFL Paulista, que compreende 21 cidades da região, mostrou que foram 41 colisões entre janeiro e abril deste ano e chama atenção para o assunto, principalmente durante o mês da campanha de conscientização no trânsito, o Maio Amarelo.
No ano passado, no mesmo período, foram 112 acidentes dessa natureza. Em comparação, o número deste ano é menor, mas, ainda assim, as ocorrências continuam em um patamar elevado e reforça a importância de se falar deste tema, segundo a CPFL.
Somente em Araçatuba, de janeiro a abril de 2022, foram registradas 13 colisões, sendo a cidade com o maior número de ocorrências desse tipo na região. Em segundo, vem Birigui, com oito, e em terceiro, Penáplis, com seis. No ano passado, em toda região, foram registrados 316 acidentes envolvendo postes; em 2020, o número era 267.
“As colisões contra postes foram verificadas em várias cidades nos primeiros quatro meses deste ano. Isso nos preocupa e reforça a necessidade de trabalharmos o assunto de maneira preventiva e buscando a conscientização dos motoristas. Durante o Maio Amarelo, a CPFL Energia chama ainda mais a atenção para este tema, que é uma questão de segurança essencial", afirma o gerente de saúde e segurança do trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.
As colisões registradas entre janeiro e abril de 2022, na região de Araçatuba, resultaram em ocorrências de interrupção no fornecimento de energia que demandam horas de serviços da companhia. Isso inclui, basicamente, a substituição de poste, reconstrução de rede de distribuição e restabelecimento da energia. Dependendo da gravidade do acidente, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção.
Guardião
Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas.