O "Ano Santo Jubilar - Peregrinos da Esperança", foi aberto na Diocese de Araçatuba (SP) na manhã de domingo (29), durante missa presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com apresentação e benção da Cruz do Jubileu.
Segundo uma antiga tradição, os papas convocam o Jubileu de Cristo a cada 25 anos. Em 9 de maio o Papa Francisco entregou à igreja a chamada Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário.
Intitulada “A esperança não engana” , a carta é um convite à comunidade católica a preparar o chamado Jubileu de Esperança, para buscar nas celebrações um momento de encontro pessoal com Jesus Cristo.
Atividades
De acordo com a Diocese de Araçatuba, com a abertura do Ano Jubilar em nível diocesano, em 2 de fevereiro as paróquias farão, na Festa da Apresentação do Senhor, o anúncio do Jubileu em suas comunidades.
A partir daí estão programadas diversas ações em níveis paroquiais, regionais e diocesano, que serão publicadas nas mídias oficiais da Diocese durante o mês de janeiro. A Catedral Nossa Senhora Aparecida é um dos lugares de peregrinação do Ano Santo, onde a Cruz Jubilar estará fixada ao lado do altar para oração e veneração dos fiéis.
Programação
As paróquias também poderão ser lugares de peregrinação, dentro das orientações episcopais. Está prevista a peregrinação Diocesana entre as cidades de Bento de Abreu a Valparaíso, em 25 de maio, e encontros diocesanos e regionais de coroinhas, acólitos, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e do Clero.
A Romaria Diocesana a Aparecida está marcada para 8 de novembro. Os encontros anuais diocesanos como a Missão Jovem Diocesana, o Dia Nacional da Juventude, o Encontrão dos Catequistas, entre outros, terão toda a temática voltada para o Ano Jubilar.
