Cotidiano

Doria autoriza início das obras da clínica veterinária estadual em Araçatuba

Unidade realizará atendimento gratuito para animais domésticos por meio do programa estadual "Meu Pet"

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
11/05/21 às 17h52
O prefeito Dilador Borges participou de cerimônia com João Doria para autorização da construção da Clínica Veterinária (Foto: Divulgação)

O governador João Doria (PSDB) autorizou nesta terça-feira (11), o início das obras da clínica veterinária estadual do programa Meu Pet de Araçatuba, em cerimônia com a presença do prefeito Dilador Borges (PSDB). O mesmo serviço será implantado no município de Votuporanga e ofertarão atendimento regionalizado para animais domésticos.

Segundo nota divulgada nesta tarde, serão investidos R$ 10 milhões para construir e equipar as duas unidades, que terão serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-x e endoscopia.

Elas serão construídas em terrenos cedidos pelas respectivas Prefeituras. Os prédios terão estrutura de 480 metros quadrados e contarão com salas cirúrgicas e equipamentos. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final do ano, sendo responsabilidade dos municípios a contratação de funcionários e o custeio das atividades.

Inédito

O Programa Meu Pet é inédito no Estado de São Paulo e tem como objetivo dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação, castração e adoção responsável.

Segundo a OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal), 60% das doenças infecciosas humanas são zoonoses e 75% dos agentes patológicos que causam doenças nos seres humanos são de origem animal.

Durante cerimônia para autorização do início das obras, a coordenadora de Defesa e Saúde Animal da Secretaria de Estado da Saúde, Rebecca Politti, disse que estas unidades simbolizam a importância de políticas de controle populacional dos animais, por meio da esterilização cirúrgica, da avaliação sanitária e da manutenção da saúde dos cães e gatos. “Isso irá refletir positivamente na redução dos casos de transmissão de doenças para humanos", declarou.

Anúncio

O anúncio de que Araçatuba ganharia uma clínica veterinária foi feito pela administração municipal em 26 de julho de 2019. Na ocasião, o Hojemais Araçatuba procurou a Secretaria de Estado da Saúde, que confirmou a informação, mas não deu detalhes.

Em novembro do mesmo ano Doria visitou a cidade para inauguração da pavimentação da avenida Juscelino Kubitschek e assinou a autorização para a criação da unidade, que seria das dez previstas pela atual gestão estadual, com parte do programa Meu Pet. 

O aviso do processo de licitação para contratar empresa para construir a clínica foi publicado em novembro do ano passado, prevendo para 20 de janeiro a sessão para conhecimento das propostas das interessadas.

Dilador participou de cerimônia com o governador João Doria (Foto: Divulgação)

“Temos essa liderança que se confirma, com terreno e condições jurídicas de recebermos a estrutura e todos os equipamentos, providos totalmente pelo Governo Estadual, além de contribuir muito com as faculdades de medicina veterinária, para seus estágios, residências e aulas práticas, além do principal, que é cuidar dos animais que tanto amamos”, declarou Dilador.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.