A vacinação contra a covid-19 em Araçatuba (SP) foi aberta em um ato simbólico, na tarde desta quarta-feira (20), na sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A primeira e única pessoa vacinada foi a auxiliar de enfermagem Joana Darc Lopes Faria, 53 anos, que atua há 20 anos na Saúde.
O ato estava agendado para as 15h, porém, houve atraso na entrega das doses à Vigilância Epidemiológica e a cerimônia foi adiada para as 17h. Após receber a primeira dose do imunizante, Joana procurou encorajar a população a se vacinar, enaltecendo os efeitos positivos da vacina.
“Convido todos os profissionais de saúde, a população de Araçatuba para no dia específico comparecer no local apropriado onde serão feitas as vacinas. Vão com tranquilidade, vão sem medo. Esse é o momento oportuno. Vamos fazer parte nesse enfrentamento à covid-19”, declarou.
Consciência
A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida Nava, foi a responsável pelo cerimonial durante o ato. Ela lembrou o drama vivido pelos profissionais de saúde desde o início da pandemia, em março do ano passado, e parabenizou a todos os que estão na linha de frente pela dedicação nos últimos meses, apesar de todos os riscos.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Priscila Cestaro, foi quem aplicou a primeira dose da CoronaVac em Araçatuba. Ela afirmou que entre os profissionais de saúde não há resistência com relação à imunização e comentou que todos estão conscientes e ansiosos aguardando a imunização.
“É muito emocionante. A gente conseguiu concluir a primeira dose. Principalmente para gente, que é da área da saúde, é um marco histórico. É um marco conseguir essa vacina pelo Sistema Único de Saúde, gratuitamente, e saber que agora a gente tem muita chance de vencer a covid-19”, disse Priscila.