Cotidiano

Estudantes de Birigui conquistam ouro e prata em olimpíada e mostra de ciências

Seis alunos do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo), campus Birigui, foram medalhistas na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e na Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes)

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
10/08/21 às 15h44
Da direita para esquerda, Vinicius, Kamilly, Pedro Balduci e Lívia (Foto: Divulgação)

Alunos do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo), campus de Birigui, conquistaram medalhas na 24ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e na 15ª Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes), realizados anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira).  

Birigui tem seis estudantes medalhistas, todos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Conquistaram a medalha de ouro na OBA os estudantes Davy Albert Dutra de Andrade, Pedro Henrique de Marais Mota e Pedro Henrique Freitas Balduci, que também ficou com a prata na Mobfog, juntamente com Kamilly Victória Pédi Fontanetti, Lívia Pinatti Silva e Vinícius Rocha Caetano. 

O professor responsável pelos estudantes é Fabrício Trombini Russo, que comentou que durante os três anos do ensino médio no IFSP, nas aulas de física de todos os professores, os temas relacionados à astronomia estão sempre presentes e abordados em conjunto com a mecânica, termodinâmica, eletricidade, física moderna, entre outros. 

“Os alunos são incentivados a pesquisar sobre a astronomia e acabam gostando, o que vem sendo comprovado pelos resultados obtidos em eventos deste tipo nos últimos anos pelo campus Birigui”, disse Russo. 

Pedro Henrique de Morais Mota (esquerda) e Davy Albert (direita) (Foto: Divulgação)

Despertar para as ciências

Segundo o docente, mesmo com a pandemia, os alunos superaram as dificuldades impostas pelo período. “Estamos querendo melhorar ainda mais e despertar o gosto pelas ciências, como a física, em mais alunos. Penso que vem funcionando, pois muitos acabam gostando e fazendo também a graduação em física ou mesmo outra área no próprio campus de Birigui”, finaliza. 

O diretor-geral da unidade, Edmar César Gomes da Silva, afirma que a participação dos alunos em eventos como a OBA e a Mobfog é de grande importância para a formação escolar e desperta o interesse pela astronomia e astrofísica, principalmente colocando em prática os conceitos apresentados em sala de aula. 

“Além disso, a participação em olímpiadas motiva a iteração entre os alunos, aplica métodos de trabalho em equipe e promove uma aproximação com professores e toda a comunidade escolar. Outro fator motivador, é a possibilidade de ingresso em universidades que ofertam um número de vagas para alunos medalhistas em olimpíadas de conhecimento”, completa o diretor. 

Eventos

A OBA de 2021 foi realizada de forma virtual entre os dias 27 e 28 de maio. No entanto, a lista de medalhistas foi divulgada apenas no início de agosto. Os alunos com melhor desempenho poderão participar das seletivas que escolherão aqueles que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais no ano de 2022. 

A Mobfog contou com duas modalidades de lançamento de foguetes: a real e a virtual. Nos lançamentos reais, os alunos tinham que lançar seus foguetes, construídos com garrafas PET a fim de obter o maior alcance horizontal possível. Já na modalidade virtual, as equipes projetaram seus foguetes por meio do software OpenRocket com o objetivo de obter o maior apogeu possível. 

O IFSP também teve alunos medalhistas nos campus de Avaré, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Catanduva, Cubatão, Hortolândia, Ilha Solteira, Piracicaba, São João da Boa Vista, São Miguel Paulista, Sorocaba e Suzano. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  14/10/21 às 21h40
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.