Cotidiano

FOA comunica a morte do professor Ruy dos Santos Pinto

Criador do Centrinho da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araçatuba estava com 98 anos

Da Redação - Hojemais Araçatuba
23/02/26 às 11h37

A diretoria da FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp comunicou na noite de domingo (22), a morte do professor Ruy dos Santos Pinto, que era docente aposentado do Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da FOA.

Ele estava com 98 anos e o corpo está sendo velado na capela da Cardassi, na avenida Saudade. O enterro está previsto para as 17h desta segunda-feira (23), no cemitério da Saudade.

Ruy, como era conhecido, foi criador da primeira pós-graduação em Cirurgia Odontológica do país e responsável pela criação do Centrinho da Unesp de Araçatuba. Ele também foi pioneiro na fundação do curso de Odontologia do então Instituto Isolados do Ensino Superior de São Paulo, que mais tarde se tornaria a FOA/Unesp.

Foi responsável ainda pela fundação do Caoe (Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência), conhecido como o Centrinho da Unesp de Araçatuba, responsável por exportar técnicas e procedimentos para todo o mundo.

Entre outros feitos, também foi responsável pela fundação da Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade) e idealizador do processo de informatização da FOA.

Ruy foi casado com Mercedes Cunha dos Santos Pinto e deixa os filhos Rui, Ary, Francisco Carlos, Paulo Roberto e Nancy.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.