A GS Inima Samar está colaborando com a Prefeitura de Araçatuba (SP) na campanha de vacinação contra a covid-19. Em atendimento a pedido da administração municipal, a concessionária disponibilizou um veículo refrigerado para armazenamento das doses.
Ele é utilizado para a vacinação no sistema drive-thru, que é realizado no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado. Está sendo utilizada a estrutura de um dos estandes de alvenaria para abrigar os profissionais e demais itens necessários para a vacinação.
Porém, a entrada e saída constante de pessoas no local provoca muita variação na temperatura do ambiente, o que pode afetar a conservação da vacina, que precisa ser mantida refrigerada.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariante, com a utilização do veículo refrigerado, fica garantida a manutenção da temperatura, já que ele só é aberto para retirada das embalagens térmicas com as doses.
O veículo que foi disponibilizado pela GS Inima Samar para ser utilizado na campanha é uma van utilizada no atendimento itinerante. Além de sistema de ar-condicionado, ela conta com rede para utilização de computadores com acesso à internet.
Visita
No início da tarde desta terça-feira (16), o prefeito Dilador Borges (PSDB) esteve no recinto para acompanhar a vacinação e encontrou o novo diretor técnico da concessionária, Eduardo Caldeira.
Acompanhada da secretária de Saúde, ele agradeceu à empresa por ter atendido a solicitação e disponibilizado o veículo.
“Neste momento difícil é muito importante contarmos com parceiros que ajudam a cuidar das vacinas e da população com carinho e respeito",
disse.
Dilador lembrou que apesar de as pessoas estarem sendo vacinadas, é preciso manter os cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento, para reduzir o contágio, pois ainda é grande o risco de infecção e a quantidade de pessoas imunizadas é muito pequena.
Campanha
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 11 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina em Araçatuba. Dessas, pouco mais de mil receberam a segunda dose.
Nesta terça-feira termina a vacinação dos idosos com 85 anos ou mais e a secretaria aguardará o recebimento de novas doses para anunciar o novo público a ser vacinado. Até esta tarde não havia previsão de quando o município deve receber novas doses e quantas serão, para dar sequência à vacinação.
Segundo o diretor técnico da GS Inima Samar, o veículo ficará disponível enquanto a Prefeitura precisar.
“Esperamos que tudo isso passe logo para que possamos comemorar juntos a saúde da população de Araçatuba”,
concluiu.