Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Estado de São Paulo começa nesta segunda-feira (8) a vacinar idosos com 90 anos ou mais contra a covid-19. Aqueles com 85 anos ou mais receberão a dose no próximo dia 15, segundo previsão do governo estadual.
O Estado tem cerca de 515 mil pessoas com idade acima de 85 anos. Cerca de 37% das pessoas com 85 anos ou mais e que tiveram a doença evoluíram para óbito no decorrer da pandemia, sendo essa a parcela da população mais vulnerável ao novo coronavírus.
Até o momento, estão sendo vacinados em todo o Estado os profissionais de saúde, indígenas e quilombolas, que somam cerca de 1,6 milhão de pessoas. Segundo o Vacinômetro, até as 9h05 de hoje (8), 811.468 haviam sido imunizadas contra a covid-19.
Região de Araçatuba
Araçatuba e cidades correspondentes ao DRS-II (Departamento Regional de Saúde), como Guararapes, Penápolis e Birigui, iniciam hoje a vacinação.
Em Araçatuba, a vacinação ocorre nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). O idoso deve apresentar documento com foto na unidade mais próxima da sua residência, das 16h às 20h. A vacinação para essa faixa etária vai até o dia 12 de fevereiro.
No sábado (6), já foram vacinados idosos com 90 anos ou mais, que moram nos bairros rurais Jacutinga, Água Limpa e da Prata, e acamados.
Birigui e Guararapes também iniciam a aplicação da primeira dose da vacina hoje. Em Birigui, a Secretaria de Saúde informou que o atendimento ao público será nas 11 UBSs, apenas no período da manhã, das 7h às 13h. Haverá também um drive-thru disponível na UBS 1 do bairro Vila Bandeirantes, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h.
Já em Guararapes, o Departamento Municipal de Saúde divulgou que as doses serão aplicadas na UBS Dr. Norman Storto (Postão), no período das 8h às 16h30. É necessário que o idosos leve o CPF.
Penápolis
Em Penápolis, a vacinação contará com drive-thru em frente ao Clube Penapolense, na avenida Luiz Osório, das 8h às 16h. A imunização também ocorre nas salas de vacina das Macros I (Eldorado), II (Postão) e III (Santa Terezinha). Para a vacinação, a Secretaria de Saúde orienta que os idosos apresentem CPF e RG, além da carteirinha de vacinação, caso tenham.
Familiares de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção que os impeçam de comparecer a um posto de vacinação podem procurar uma das salas de vacina de referência, nas Macros, I, II e III.
Pré-cadastro
Para agilizar o atendimento, a recomendação é de que seja feito o pré-cadastramento no site
Vacina Já
. Com o preenchimento prévio da ficha, o tempo de atendimento nas unidades para a imunização é de um minuto. Se o cadastro for preenchido presencialmente o tempo é maior, já que a coleta das informações leva cerca de dez minutos.
A ferramenta não funciona como agendamento e nem é obrigatória para receber a vacina. O objetivo é evitar as aglomerações nos postos de vacinação. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.
*Com informações da repórter Rovena Rosa, da Agência Brasil e prefeituras