Cotidiano

Ipem-SP verifica balanças fabricadas em Araçatuba

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial

Da Redação - Hojemais Araçatuba
19/03/21 às 14h37

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), realizou nesta sexta-feira (19), a verificação inicial de 49 balanças fabricadas pela Líder Balanças, em Araçatuba.

Na fábrica, a equipe do Ipem realiza o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado e verifica da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado. 

Ensaios

Na sequência são realizados os Ensaios de Medição, com a balança sendo submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro. 

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial. Recebe também uma marca de selagem, (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) objetivando garantir a inviolabilidade do instrumento. 

Em 2020, o Ipem-SP verificou no comércio 105.441 balanças, e na verificação inicial, no fabricante ou importador, 144.552, e autorizou por meio da declaração do fabricante a comercialização de 87.446.  

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Araçatuba.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.