Cotidiano

Mirandópolis entra na lista dos municípios com capacidade hospitalar acima de 80%

Governo do Estado recomenda que a Prefeitura adote medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
21/01/21 às 16h54
Imagem: Ilustração

Mirandópolis é a terceira cidade da região de Araçatuba a superar 80% da capacidade hospitalar de ocupação para pacientes graves com sintomas de covid-19. Birigui e Ilha Solteira permanecem nesta situação desde a semana passada.

Uma nova relação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, que faz acompanhamento diário da evolução da pandemia no Estado, em parceria com o Centro de Contingenciamento do Coronavírus.

Segundo o que foi informado, subiu de 43 na sexta-feira passada para 58 o número de municípios paulistas que apresentaram, na média móvel dos últimos sete dias, capacidade hospitalar acima de 80% de ocupação para pacientes graves. Nove destes municípios já alcançaram 100% de ocupação, segundo o levantamento elaborado com informações e dados de quarta-feira (20). 

Atualização

Os dados disponibilizados pelo Censo Covid são divulgados diariamente pelos próprios hospitais. Porém, o governo do Estado deixa claro que o esgotamento de uma unidade hospitalar não significa necessariamente esgotamento de todo o sistema de saúde do município.

O banco de dados do Censo Covid-19 baseia-se na medição de todo o sistema de saúde e seus respondentes (que contemplam tanto hospitais da rede pública, quanto da rede particular e ainda, incluindo entidades sem fins lucrativos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medidas restritivas

Na sexta-feira, durante coletiva de imprensa para a reclassificação do Plano São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, listou 43 municípios que estavam com a capacidade hospitalar de leitos de UTI para Covid-19 acima dos 80%, incluindo Birigui e Ilha Solteira.

Na ocasião, foi recomendado que as Prefeituras dessas cidades endurecessem as medidas para contenção do vírus. Em nota divulgada nesta quinta-feira, Vinholi reforçou o pedido.

“Desde a última reclassificação do Plano São Paulo estamos alertando os municípios sobre alta na taxa de ocupação hospitalar. Recomendamos que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares”, alerta.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.