Mirandópolis é a terceira cidade da região de Araçatuba a superar 80% da capacidade hospitalar de ocupação para pacientes graves com sintomas de covid-19. Birigui e Ilha Solteira permanecem nesta situação desde a semana passada.
Uma nova relação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, que faz acompanhamento diário da evolução da pandemia no Estado, em parceria com o Centro de Contingenciamento do Coronavírus.
Segundo o que foi informado, subiu de 43 na sexta-feira passada para 58 o número de municípios paulistas que apresentaram, na média móvel dos últimos sete dias, capacidade hospitalar acima de 80% de ocupação para pacientes graves. Nove destes municípios já alcançaram 100% de ocupação, segundo o levantamento elaborado com informações e dados de quarta-feira (20).
Atualização
Os dados disponibilizados pelo Censo Covid são divulgados diariamente pelos próprios hospitais. Porém, o governo do Estado deixa claro que o esgotamento de uma unidade hospitalar não significa necessariamente esgotamento de todo o sistema de saúde do município.
O banco de dados do Censo Covid-19 baseia-se na medição de todo o sistema de saúde e seus respondentes (que contemplam tanto hospitais da rede pública, quanto da rede particular e ainda, incluindo entidades sem fins lucrativos).