Cotidiano

Obras de galerias no Taveira entram na fase final

Segundo a Prefeitura, já foram pagos os valores referentes a 80,12% do contrato, que é de R$ 5,49 milhões

Hojemais Araçatuba
11/02/25 às 19h17
Obras entram na fase final, de acordo com a Prefeitura (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou nesta terça-feira (11), que já foram pagos 80,12% do valor do contrato da obra para implantação de rede de galerias no bairro Engenheiro Taveira. O pagamento é feito de acordo com a medição do serviço executado.

Assim, do total de R$ 5,49 milhões previstos, até o momento a Construtora Vilarinho Ltda-EPP, responsável pela obra, já recebeu R$ 4.406.629,67. Ainda de acordo com a administração municipal, após fortes cobranças da Prefeitura, as obras foram intensificadas nesta semana.

“Esta etapa é a última antes do início do asfaltamento das ruas, um dos principais avanços esperados pelos moradores da região” , informa nota divulgada à imprensa.

Contrato

A ordem de serviço autorizando o início da obra foi assinada pelo ex-prefeito Dilador Borges (PSDB) em janeiro de 2024, com previsão de conclusão em seis meses. O projeto prevê a instalação de 3,2 mil metros lineares de galerias pluviais, para solucionar problemas crônicos de alagamentos.

Segundo a Prefeitura, o cronograma sofreu diversas interrupções e a previsão agora, é de que os trabalhos sejam finalizados até 23 de março. Porém, não é descartado novo adiamento do prazo, caso as chuvas se intensifiquem. 

E foi justamente o atraso na obra que causou protestos dos moradores no bairro. Com valetas abertas em várias vias quando o período de chuvas chegou, o trânsito foi prejudicado e muitas famílias ficaram ilhadas dentro da própria casa.

Moradores também reclamaram da suspensão da coleta de lixo em algumas ruas, de alagamentos e acidentes com danos a pessoas e veículos, além de rachaduras em imóveis.

Notificação

Ainda de acordo com a Prefeitura, para amenizar parte dos problemas o prefeito Lucas Zanatta (PV) determinou uma avaliação da situação e notificou a construtora para adotar as providências necessárias no caso das rachaduras nas casas. 

No último sábado (8), a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) iniciou a execução de serviços de nivelamento de ruas no bairro, também visando minimizar os problemas de tráfego, para oferecer melhor acessibilidade, até que a pavimentação seja concluída.

O contrato para a execução do asfalto foi assinado em maio do ano passado, no valor de R$ 4.490.057,08. A empresa contratada foi a Pérola Construtora Ltda, vencedora do processo de licitação.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  26/06/26 às 08h47
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.