Cotidiano

Outubro Rosa: Saúde abre agendamento para exame preventivo em Guararapes 

Atendimento ocorre de 2 a 23 de outubro e é exclusivo para mulheres entre 25 e 64 anos e mulheres que não realizam o exame há pelo menos dois anos

Da redação - Hojemais Araçatuba
24/09/21 às 15h35
Divulgação

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes (SP) realizará a campanha Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama e de colo do útero. 

No período de 2 a 23 de outubro, das 8h às 16h, a Prefeitura informou que haverá atendimento exclusivo às mulheres entre 25 e 64 anos. Também poderá realizar o exame preventivo na Casa de Saúde do município mulheres que não realizam o exame há pelo menos dois anos.

Para evitar aglomeração é necessário agendamento antecipado na Casa de Saúde e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Dr. Akira Motomatsu e Dr. Norman Storto. 

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença.  

HPV

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV (Papilomavírus Humano). 

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. 

Segundo os últimos dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020 foram estimados 16.590 casos de câncer do colo do útero. 

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais. 

 

 

 

 

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  14/10/21 às 21h40
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.