Cotidiano

Paróquias ampliam horários de missas nesta Quarta-feira de Cinzas

Transmissões das missas também acontecerão nesta quarta (17), atendendo aos fiéis que são dos grupos de riscos

Da redação* - Hojemais Araçatuba
15/02/21 às 16h20

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da quaresma no calendário litúrgico. Neste ano, a data é celebrada em 17 de fevereiro. Ainda em cenário de pandemia, paróquias terão horários diversificados em Araçatuba (SP). 

Ao flexibilizar horários, as paróquias da Diocese de Araçatuba continuam seguindo as orientações de uso de máscaras, equipamentos de higienização, distanciamento nos espaços religiosos e controle de acesso, afirma nota da Pastoral da Comunicação. 

As transmissões das missas também acontecerão nesta quarta-feira, atendendo assim aos fiéis que são dos grupos de riscos ou estão em quarentena.

A Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa terá missas em três horários; a primeira missa será às 7h, com duração de cerca de 30 minutos. À tarde, às 15h, ocorrerá a segunda Santa Missa. À noite, a missa será às 20h.

A Paróquia São Sebastião de Araçatuba também ampliou seus horários de missas. Além do tradicional horário das 19h30, a paróquia também terá missa às 9h.

Padre Guabiraba reforça a importância da boa vivência quaresmal rumo à Páscoa (Foto: Pastoral da Comunicação/Divulgação)

A Catedral Nossa Senhora Aparecida terá dois horários de missas: 7h e 19h30, sendo esta missa presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy. Para a missa noturna, a catedral orienta a retirada de senhas na secretaria local.

A ampliação das missas matinais também acontece em outras paróquias, como o Santuário Paróquia São João Batista e São Judas Tadeu (7h ), Imaculada Conceição de Birigui (7h), São Benedito e São Cristóvão de Birigui (6h) e Nossa Senhora Auxiliadora de Valparaíso (9h). Há celebrações também na capela São Domingos Sávio (Salesiano), às 17h e Nossa Senhora das Graças de Andradina (15h).

Em todas as paróquias, o número de ocupação está restrito entre 30% e 50% do espaço, pois cada uma está subordinada a decretos de cada cidade.  As paróquias também são responsáveis por divulgar em suas missas o acesso ou não por meio de senhas, bem como as transmissões ao vivo pelas plataformas digitais e redes sociais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vivência 

Conforme o pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida e administrador paroquial da Paróquia São João, o padre José Carlos Guabiraba, a quaresma é um período especial da liturgia.

E por quê? Porque, sendo a Páscoa o centro de toda vida cristã, a preparação para a mesma deve ser intensa e profundamente embasada na palavra de Deus e no desejo de uma vida nova (conversão). Tendo como base o capítulo seis do Evangelho de Mateus, a esmola (caridade, em todas as suas expressões), o jejum (autodomínio, mortificação exterior e interior) e a oração (escuta de Deus e intimidade com ele para olhar melhor a realidade), nos apresentam como os meios indispensáveis para a caminhada quaresmal, com vistas a uma celebração e vivência da Páscoa como realidade transformadora ”, explica.

O sacerdote também reforça o gesto concreto presente na Campanha da Fraternidade, iniciativa da Igreja no Brasil. “ Na Quarta-feira de Cinzas, com a recepção das cinzas sobre a cabeça , ouvindo a palavra de Deus e interpelados pela Campanha da Fraternidade a olhar para a realidade concreta do Brasil, somos chamados a abraçar a conversão como uma necessidade permanente dos batizados ,não para celebrar mais vez a Páscoa, mas para iluminar o mundo com a luz do Cristo vivo, rumo à Páscoa eterna ”, conclui.


*Com informações da Pastoral da Comunicação

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.