Cotidiano

Penápolis cria campanha permanente de combate à pedofilia

Autoridades e sociedade civil se reúnem nesta sexta-feira (12) com o objetivo de debater ações

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
11/11/21 às 17h55
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Penápolis (SP) lança a campanha permanente "Penápolis Unida Contra a Pedofilia" e articula, junto à sociedade civil, ações para prevenção e combate ao crime de pedofilia no município. 

Para debater a temática, o Executivo se reúne nesta sexta-feira (12) com autoridades públicas e representantes da sociedade organizada. O encontro será no auditório do Sincomércio, às 13h30, e é aberto ao público em geral.

De acordo o secretário de Governo e Gestão Participativa, Thiago Pereira da Silva Mazucato, o município já conta com a lei 1656 de 18 de março de 2010, que institui a Semana de Combate e Prevenção à Pedofilia, realizada na semana do dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).

Mazucato observa a necessidade de debater e criar ações relacionadas ao assunto, já que houve um aumento dos casos desse tipo de crime entre os anos de 2018 e 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos.

“Dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, um aumento de quase 14% em relação a 2018. A violência sexual figura em 11% das denúncias que se referem a este grupo específico, o que corresponde a 17 mil ocorrências. Em comparação a 2018, o número se manteve praticamente estável, apresentando uma queda de apenas 0,3%”, informa nota publicada no site do governo federal. 

De acordo com o secretário, essas ações para prevenir a pedofilia consistem em aumentar o grau de consciência sobre os danos desse crime na criança e frisar informações sobre a punição para quem comete pedofilia. 

Projeto de lei

Para institucionalizar a campanha permanente, a Prefeitura enviou para a Câmara de Penápolis projeto de lei que prevê ações de diversas secretarias durante todos os meses do ano. No artigo 3º, o projeto frisa que as despesas decorrentes com a execução das ações ocorrerão por meio de orçamento municipal. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  12/08/22 às 14h46
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.