Cotidiano

População de Birigui faz fila para agendamento de retorno médico

Aumento de exames no último mês e o acompanhamento semestral feito pelos especialistas seriam os dois principais motivos para a alta demanda

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
12/01/22 às 18h05
Dezenas de pessoas aguardavam atendimento no Centro de Especialidades na última sexta-feira (Foto: reprodução de vídeo)

Moradores de Birigui (SP) que precisavam agendar retorno em médico especialista tiveram que enfrentar grandes filas nos últimos dias. Na última sexta-feira (7), conforme vídeo encaminhado à reportagem do Hojemais Araçatuba , dezenas de pessoas aguardavam do lado de fora do Centro Médico de Especialidades por atendimento. A maior demanda é para reumatologia e endocrinologia.

A Prefeitura explicou que o Centro Médico de Birigui conta com 13 especialidades, sendo a primeira consulta agendada com encaminhamento médico. Durante o acompanhamento no Centro de Especialidades, o paciente necessita fazer os agendamentos dos retornos, que muitas vezes dependem de resultados de exames.

A abertura das agendas para a população marcar o retorno, segundo a Saúde, é sempre dividida em três dias como forma de agilizar o atendimento, distribuindo essa demanda. “Foi por este motivo, agendamento de retorno, que a população procurou o serviço neste referido dia”, explicou em nota a Secretaria de Saúde.

Mais exames

Ainda de acordo com a pasta, um dos motivos para esse aumento na procura por agendamento de retorno, foi a realização, no último mês, de diversos exames, por meio de bolsões e Corujão da Saúde – DRSII, o que aumentou a capacidade instalada represada desde 2017. “Isso também gerou uma necessidade maior de retornos no especialista para mostrar os resultados”, informou.

Outra situação seria o acompanhamento semestral feito pelos especialistas, sendo que no início do ano, a população se dirige ao setor para agendar o retorno do primeiro semestre.

A reportagem perguntou o número de moradores que aguarda agendamento de especialidades. A resposta é de que não é possível informar, pois a demanda varia de um mês para outro.

Sem filas

A Prefeitura reforçou que não há necessidade de se chegar de madrugada ou formar longas filas para se fazer o agendamento, pois todo paciente que necessita de retorno a pedido médico, que por ventura não conseguir uma vaga de imediato, é cadastrado para as vagas extras ou remanescentes.

A Secretaria de Saúde também afirmou que articula junto aos médicos datas extras de agendamentos para atender a população, mas que essa medida depende da disponibilidade dos profissionais.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.