Cotidiano

Prefeitura de Birigui ouve investigados em sindicância para apurar denúncias de fura-fila da vacina

Município informa que há 17 pessoas sendo investigadas e vereador pede lista com nomes 

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
18/10/21 às 16h37
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Birigui (SP) está convocando pessoas citadas em investigação que apura possível fraude para antecipar a vacinação contra a covid-19. Segundo o que foi apurado pela reportagem, nesta segunda-feira (18) teria sido ouvido um ex-vereador que é servidor municipal.

Na sexta-feira (15) o Hojemais Araçatuba recebeu a informação de que seriam cerca de 200 pessoas investigadas e questionou a Prefeitura sobre a investigação. A assessoria de imprensa do município confirmou que o prefeito Leandro Maffeis (PSL) determinou a abertura de uma sindicância e que o procedimento segue em apuração.

Entretanto, de acordo com o município, não são 200 pessoas investigadas, mas sim aproximadamente 17. Ainda de acordo com a administração municipal, nem todas essas pessoas são servidores municipais.

Informações

Também na sexta-feira, o vereador André Luís Moimás Grosso (PSDB) protocolou requerimento na Câmara pedindo que a Prefeitura apresente a lista completa com todos os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social que teriam sido imunizados em março por determinação da Pasta.

Também pede à Secretária de Saúde o envio da planilha de vacinação contendo as informações de cada servidor, inclusive por setor, e a quantia total de imunizantes aplicados.

Justificativa

No requerimento, o parlamentar pede que a Prefeitura apresente a justificativa para a convocação de cerca de 200 servidores para imunização total. Ele também pede o parecer jurídico que fundamente a convocação e cópia dos documentos com as tratativas entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social para a imunização.

Por fim, André solicita que a administração municipal apresente cópia de determinação do Ministério Público para apuração dos fatos e da portaria que determinou a instalação de Comissão Averiguatória para apuração dos fatos.

Inquérito

A reportagem consultou o Ministério Público em Birigui, que informou que há um inquérito civil em andamento para apurar denúncia de possível fura-fila da vacina na cidade.

Entretanto, o órgão negou que tenha encaminhado ofício ao município determinando a instauração de sindicância para este fim.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.