Cotidiano

Prefeitura faz encoleiramento de cães contra a leishmaniose no Engenheiro Taveira

Ação será realizada no sábado; é preciso apresentar comprovante de endereço para o cadastramento do animal

Da Redação - Hojemais Araçatuba
26/12/24 às 17h29

A Prefeitura de Araçatuba (SP) fará no próximo sábado (28), o encoleiramento de cães contra a leishmaniose na escola municipal Selma Maria Trevelin de Jesus, no bairro Engenheiro Taveira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação será feita das 8h às 13h e os tutores devem levar o comprovante de endereço para o cadastramento do animal.

O encoleiramento em Araçatuba faz parte da campanha "Fora Leish", lançada em maio, com a meta de distribuir R$ 35 mil coleiras para cães contra a leishmaniose no período de 4 anos. A ação inédita é uma parceria do município com o Ministério da Saúde, visando o combate à proliferação da doença, que também afeta os humanos.

Análises

Os agentes da zoonose visitam as residências e todos os cães maiores de 3 meses de vida recebem coleira, ao mesmo tempo em que é feita a coleta de sangue nos animais maiores de 6 meses e o material será encaminhado para análise.

O teste rápido é feito no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e os casos positivos para leishmaniose são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz para exame contraprova. As coleiras são substituídas a cada 6 meses, quando nova amostra de sangue será analisada para acompanhamento do quadro clínico do cão.

As ações de encoleiramento em escolas é uma forma de ampliar o atendimento ao público alvo, facilitando o acesso ao serviços aos tutores.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.