Cotidiano

Voluntários oferecem atendimento psicológico aos profissionais do pronto-socorro de Birigui

Projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Saúde Mental

Da Redação - Hojemais Araçatuba
01/06/21 às 15h04
A psicológa Bianca Santos Tegon é uma das voluntárias do projeto (Foto: Divulgação)

Profissionais de saúde que atuam na linha de frente no pronto-socorro de Birigui (SP) estão recebendo atendimento psicológico. Segundo a Prefeitura, a iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Saúde Mental, em parceria com quatro psicólogas voluntárias.

O município está em tratativas com outra profissional que deve iniciar os atendimentos nos próximos dias. Segundo o que foi informado, a meta é expandir o atendimento e incluir no programa os profissionais que fazem parte do projeto Birigui Pela Vida e que trabalham na UBS (Unidade Básica de Saúde) 1 da Vila Bandeirantes.

Até o momento, quatro profissionais que atuam no pronto-socorro municipal são atendidas pelo programa. Esse atendimento tem três meses de duração, com 12 sessões online e gratuitas. Cada sessão pode durar até uma hora.

Fortalecer

Segundo a diretora do Ambulatório de Saúde Mental, Loraine Cortelazzi, o serviço tem como objetivo fortalecer os profissionais que atendem diretamente pacientes com sintomas de covid-19, para que possam lidar com o dia a dia da pandemia na unidade.

“Este serviço é importante para fortalecer emocionalmente e psicologicamente os profissionais de saúde, pois é fundamental que eles estejam em suas melhores condições para continuar exercendo seus trabalhos de excelência frente à pandemia”, explicou Loraine.

Entre as voluntárias do projeto estão as psicólogas Mariah de Sá Pompeu e Bianca Santos Tegon. Elas explicam que o programa promove o acolhimento dos profissionais em meio à essa rotina que tem sido tão pesada. “Eles estão sendo afetados psicologicamente por conta de toda sobrecarga de trabalho. Então, é gratificante poder ajudar de alguma forma quem está diariamente salvando vidas”, comenta Mariah.

Mais voluntários

Para ampliar o atendimento oferecido, o Ambulatório de Saúde Mental de Birigui busca mais psicólogos parceiros. Os interessados em se voluntariar devem fazer contato pelo email saude.mental@birigui.sp.gov.br ou pelo telefone (18) 3642-6012.

Para a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, o atendimento psicológico é a forma adequada para cuidar da saúde dos profissionais que têm se dedicado arduamente à missão de salvar vidas. “Entendemos que o momento gera muita tensão, ansiedade e todo apoio é fundamental” , finaliza.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.