Cultura

‘Araçahell’: ilustrador cria série de imagens distópicas de Araçatuba

Ilustrações digitais foram criadas durante a pandemia e mostram espaços conhecidos no município, como praça João Pessoa e estádio Adhemar de Barros, de uma forma diferente

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
01/11/20 às 13h00
Série ilustra espaços conhecidos em Araçatuba, sob uma visão distópica da realidade (Ilustração: Hugo Rach)

Hugo Rach, de Araçatuba (SP), tem 26 anos e desenha desde quando se “entende por gente”, como ele mesmo diz. Formado em design de moda no município e pós-graduando em comunicação e produto, na UEL (Universidade Estadual de Londrina), encontrou nas ilustrações digitais e murais sua forma de arte.

O ilustrador é um dos ganhadores do prêmio Troféu Odette Costa deste ano, na categoria de artes plásticas, e encerra a série de entrevistas com os vencedores da premiação. ( Para conferir as outras reportagens, acesse os links no final do texto ).

“Agradeço as pessoas que votaram em mim nessa categoria, é uma mega responsa (sic) representar essa categoria, afinal, em Araçatuba temos uma cena bem ativa e relevante”. Hugo não recebeu o prêmio por um trabalho em específico, mas sim pelo conjunto de obras e atuação no cenário.

Distopia

Mas foi na pandemia que Rach criou a série de desenhos digitais intitulada “Araçahell”, que tem despertado a curiosidade das pessoas. As imagens mostram Araçatuba um pouco diferente, com toques de distopia e terror, e estão publicadas no Instagram.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estádio Adhemar de Barros também compõe série (Ilustração: Hugo Rach)

“A ideia, inicialmente, era estudar pintura e como eu não estava acostumado a desenhar cenários, comecei a estudar ambientação e perspectiva. Como objeto de estudo, usei pontos da cidade de Araçatuba como referência”.

Na série, lugares como as praças Getúlio Vargas e João Pessoa, rodoviária, estádio Adhemar de Barros, avenida Brasília e outros, ganham um aspecto sombrio, até com personagens fictícios.  

“Quando terminei, vi que o tom do desenho estava escuro e obscuro, e eu não tinha me dado conta como foi possível projetar tudo que eu estava sentido numa imagem que eu conheço e visito regularmente”, conta.

Murais

Além de atuar como ilustrador digital, Rach é muralista. Sua relação com esse tipo de arte é mais antiga e ele lembra que tudo começou com um evento, chamado Plural, que aconteceu em 2017, em Araçatuba. O festival trouxe artes de várias linguagens e atividades relacionadas à temática Queer e LGBTQIA+.

“Nesse evento, os organizadores trouxeram um artista brasileiro, de renome internacional, o Suriani. Ele trabalha com uma técnica chamada lambe-lambe (processo de pintural em papel que é aplicado sobre paredes). O Suriani colou varias drags pela cidade e logo após o término do festival, várias drags foram depredadas, tiveram suas cabeças arrancas”.

Um dos murais de Hugo Rach (Foto: Arquivo pessoal)

Então, o artista diz que tomou a iniciativa de reunir outros profissionais do município para pintarem, de preto e branco, as drags decapitadas, como um ato de protesto.

A partir daí, começou a pintar murais, utilizando pincel e tinta, em vez de spray. Fez a personagem que nomeou como Divine*, no terminal rodoviário. Depois desse mural, nunca mais parou. Rach tem trabalhos nos centros culturais Oficina de Macacos e Casa Maré e no bar Corina, em Birigui. Ele tinha uma pintura feita na praça João Pessoa, mas não foi apagada.

“Por mais prazeroso que seja produzir murais, é importante salientar todo o desgaste físico e as limitações também. Eu encontrei nos murais mais uma forma de externar minha arte”.

Versátil

Rach já chegou a pintar por 10 horas ininterruptas um mural e lembra que já levou quatro dias para finalizar um trabalho, com uma carga horária de seis horas por dia.

Atualmente, sua obra é majoritariamente focada na produção de ilustrações digitais. Ele explica que o formato é bem mais versátil, pois pode ser impresso em vários tamanhos ou superfícies, e não é regida pelas limitações geográficas.

Hugo recebeu prêmio na categoria de artes plástica na edição deste ano do Troféu Odette Costa (Foto: Divulgação)
Série Troféu Odette Costa
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.